Fundepes participa das novas políticas de gestão e inovação de Alagoas

 

A ciência, tecnologia e a inovação são responsáveis pelo avanço e desenvolvimento dos estados e municípios em todo o país. Tendo em vista esta realidade, a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), participa, em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), de projetos de estímulo à produção tecnológica e inovadora, voltados para o desenvolvimento de soluções nos setores públicos, privados, universidades e centros de pesquisa.

“A ciência, a tecnologia e a inovação são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades. Para Fundepes é de extrema importância fomentar essa parceria com a Secti e desenvolver ainda mais oportunidades de inovação, pesquisa e capacitação científica em Alagoas”, destacou o diretor-presidente da Fundepes, Ricardo Wanderley.

Segundo dados divulgados pelo Índice da Federação das Indústrias do estado do Ceará (Fiec), de 2021, Alagoas é o segundo estado do nordeste que mais investe em ciência e tecnologia, só ficando atrás do Piauí, e é o sexto do Brasil que mais distribui investimentos para essas áreas.

Para o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo, o crescimento do estado nesse índice mostra o compromisso cada vez maior do Governo no fomento e garantia da continuidade de projetos inovadores. “Alagoas tem sido inspiração para o Brasil e tem investido fortemente em programas de estímulo a produção tecnológica. Por meio da Fapeal, bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e iniciação científica estão sendo garantidas. Além disso, a Fundepes tem se colocado como não só o apoio inicial para a execução dessas iniciativas, mas está dando suporte a continuidade dessas ações”, afirmou o reitor.

Um dos maiores investimentos do setor público alagoano na área de tecnologia e inovação está concentrado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico (CIPT), localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo