Funcionária de santuário de primatas é atacada por chimpanzé em Sorocaba

Tratadora foi hospitalizada em Sorocaba com fraturas expostas. Chimpanzé foi contido e a situação foi controlada, informa o santuário.

img_3272

Uma funcionária do santuário de primatas mantido pelo GAP (Great Ape Projec / Projeto dos Grandes Primatas), em Sorocaba (SP), foi atacada na manhã desta sexta-feira (8) por um chimpanzé e teve fraturas expostas nos membros. O G1 esteve no santuário em 2014 e conheceu o trabalho feito no local. (Veja fotos)

 A funcionária, de 45 anos, atua como tratadora há 8 anos no local, dando alimentos e mantendo a limpeza do espaço do animais. Segundo o santuário, o animal fica em um espaço aberto de aproximadamente mil metros quadrados cercado por muros altos. Em nota, o santuário esclarece que o chimpanzé saiu de seu recinto e feriu a funcionária (veja a nota na íntegra abaixo). Após o ocorrido, foi acionado o plano de emergência para a segurança da equipe, informou o santuário.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi responsável por levar a vítima até o Hospital Regional, em Sorocaba. Segundo informações, a mulher teve fraturas expostas nos membros inferiores e superiores, além de ferimentos na mão e no nariz.

A vítima está sendo atendida no Hospital Regional de Sorocaba e após ser estabilizada, será transferida para rede particular, informou o santuário.

O santuário fica na Rodovia Castello Branco, em uma área de quase 560 mil metros quadrados cercada de verde. Atualmente o local abriga mais de 50 chimpanzés e mais outros 250 animais, entre felinos, ursos, pequenos primatas e aves. Confira a nota do santuário sobre o ocorrido na íntegra:

“Hoje pela manhã [08] ocorreu um incidente no Mantenedor de Fauna Exótica Pedro Ynterian, em Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP, após um chimpanzé ter saído de seu recinto. Imediatamente após o ocorrido, foi acionado o plano de emergência para a segurança da equipe, mas infelizmente o animal feriu uma funcionária tratadora do Santuário. O chimpanzé foi contido, a situação foi controlada e a funcionária foi rapidamente atendida e encaminhada para serviço de emergência. No momento está sendo atendida no Hospital Regional de Sorocaba e após ser estabilizada será transferida para rede particular, com toda a assistência necessária por parte do mantenedor. A prioridade do mantenedor é dar todo o suporte à funcionária e sua família durante o período que for necessário. Vale ressaltar que o mantenedor está com todas as licenças e documentos em dia e regulares perante o órgão ambiental.”

g1.globo.com.br

08/07/16

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo