FRANCISCO SALES: “É preciso pensar no pós-pandemia para cuidar da saúde mental dos maceioenses”, diz vereador

Na sessão online desta quinta-feira (25), o vereador Francisco Sales (PSB) apresentou um requerimento solicitando da Prefeitura de Maceió maior estruturação nas unidades que cuidam da saúde mental da população, principalmente neste momento em que a sociedade se prepara para voltar à normalidade de suas atividades após a pandemia do novo coronavírus.

Com a imposição do isolamento social, muitas consequências ditas, como a mudança repentina do dia a dia, favoreceu para que muitas pessoas desenvolvam ansiedade e até mesmo depressão. O vereador alertou que muitas pessoas estão adoecendo com a crise econômica provocando fechamento de empresa e desempregos.

“É preciso pensar no pós-pandemia para cuidar da saúde mental dos maceioenses. Temos uma realidade muito dura em todo o mundo, com a mudança no estilo de vida das pessoas e com certeza isso provoca uma subnotificação de casos de depressão e até de suicídio. É fundamental que o município comece um planejamento em reforçar as estruturas nas unidades especializadas para fazer o acolhimento das pessoas que precisarem”, disse Francisco Sales.

No requerimento, o vereador destacou a necessidade da estruturação dos hospitais psiquiátricos, mantidos pelo município, e a urgente contratação de mais profissionais para fazer os atendimentos e encaminhamentos nos postos de saúdes e melhorias estruturais nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), principalmente com a disponibilização de medicação para os pacientes que estão em tratamento.

“Diariamente somos procurados por famílias que não conseguem ter acesso a medicamentos básicos, que são gratuitos e essenciais para o tratamento de pessoas com ansiedade e depressão, como o diazepam e elas não encontram nos postos ou nos CAPs. A prefeitura precisa olhar essa situação agora, pois vamos enfrentar meses ainda mais difíceis e isso irá afetar a saúde mental das pessoas”, salientou Francisco Sales.


Botão Voltar ao topo
Fechar