Fiscalização da Prefeitura busca coibir descarte irregular de resíduos

O descarte irregular de resíduos em áreas públicas vem sendo combatido com rigor pela Prefeitura de Maceió, através da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Em vários pontos da cidade, móveis inservíveis, restos de poda de árvores, resíduos doméstico e de construção civil têm como destino as praças, terrenos, calçadas dentre outros locais a céu aberto. Atualmente, 180 pontos crônicos de descarte foram mapeados pela Sudes. Só no primeiro bimestre do ano, a equipe de fiscalização do órgão realizou, entre denúncias e exercícios de rotina, mais de 60 notificações e 110 autuações.

Ivens Peixoto, Superintendente da Sudes, diz que o combate à prática é intenso, mas que a manutenção da limpeza é prejudicada por atitudes negativas da população. “O mapeamento dos pontos crônicos realizado pela Sudes nos ajuda a saber onde temos que agir com mais energia para fazer a limpeza. Mas sofremos com a falta de adesão da comunidade aos cuidados do local. Com isso, a fiscalização vira nossa grande alternativa para coibir o descarte irregular, notificando e autuando infratores, e de certa forma, educando-os”, afirmou.

O descarte de resíduos em vias públicas ou áreas verdes é uma irregularidade passível de multa, conforme prevê o Código Municipal de Limpeza Urbana. A legislação estabelece valores que vão de R$ 120,00 a R$ 30 mil de acordo com a gravidade do caso. As multas são válidas para o cidadão e para empresa flagrados.

Além de evitar o descarte irregular, a população também pode colaborar por meio de denúncias para punir infratores. Basta ligar para 0800 082 2600 ou enviar fotos e vídeos pelo Whatsapp 98802-4834.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo