FIQUE ATENTO! Secretaria de Saúde implanta novo sistema de marcação de procedimentos

Com o objetivo de dar agilidade às marcações de consultas e exames, e facilitar a comunicação com prestadores de serviços e usuários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou a utilização de um novo sistema para marcações de procedimentos. O sistema já está em funcionamento no 2º Centro de Saúde Diógenes Bernardes Jucá, localizado na Praça da Maravilha, no bairro Poço.

A implantação do projeto piloto atua nas partes de Gestão dos Contratos, Segurança e Ambulatorial da unidade, funcionando de forma paralela ao Sistema de Regulação (SISREG) do Ministério da Saúde (MS). As funções do sistema anterior serão substituídas gradativamente à medida em que os módulos forem implantados em novas unidades.

O novo sistema visa reduzir de forma significativa os tempos de marcações de procedimentos, garantir o atendimento e permitir que sejam feitas avaliação de qualidade e monitoramento em tempo real, por meio de soluções de Business Inteligence (BI), georreferenciamento e apps para celulares.

Além disso, os pacientes serão avisados sobre os procedimentos previamente via whatsApp, ligação telefônica ou SMS, otimizando o atendimento, reduzindo filas e diminuindo a quantidade de faltas. Também será possível que a gestão acompanhe as demandas reprimidas em tempo real para tomada de decisões.

O projeto piloto do Sistema Gestor de Regulação foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por profissionais da área de saúde e da área técnica da Indra Minsait.

“Esse sistema [o SISREG] está obsoleto e não dá as respostas que nós precisamos. Há vários meses nós estamos trabalhando com a Indra, uma multinacional que nos dá assistência nisso, no desenvolvimento de um sistema que seja contemporâneo e que nos dê as informações que precisamos”, explica o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

De acordo com Andréa do Amaral, gerente de Operações da Indra Minsait, para elaboração do sistema foi necessário conhecer o cotidiano das unidades de saúde e todo o processo para realização das marcações de consultas e exames. “Trabalhar em parceria com a SMS de Maceió e o Complexo Regulador do Município também foi essencial para o desenvolvimento do SGR. Com certeza todos os usuários do SUS serão os grandes beneficiários dessa nossa conquista”, destaca.

Os demais módulos do sistema serão implantados à medida em que forem desenvolvidos e liberados pelo grupo de trabalho, sempre obedecendo aos critérios de Homologação, Fase de Operação Experimental e Implantação.




Botão Voltar ao topo
Fechar