FIM DO MISTÉRIO! A caminho da Lua, foguete chinês assusta moradores do sertão de Alagoas

Moradores de diversos estados do Nordeste do Brasil viram, na noite de segunda-feira (23), um intrigante objeto luminoso no céu. Mas não há motivo para pânico: tratava-se da missão espacial chinesa Chang’e-5, que acabava de ser lançada rumo à Lua.

Relatos, fotos e vídeos nas redes sociais vieram de cidades do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Alagoas. Muitas pessoas ficaram assustadas com a forte luz que se movia lentamente. Alienígenas? Um grande meteoro? Um balão moderno?

No momento em que passou sobre nosso país, a sonda robótica estava acoplada ao foguete Long March-5. A mancha no céu, em formato de “peteca” brilhante, é consequência da queima de combustível de um dos estágios que a impulsionavam para fora da Terra. “É um fenômeno curioso, chamado de pluma de foguete”, diz o astrônomo Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional.

“Analisamos o horário de lançamento e os horários em que a sonda passaria pelo céu do Brasil. Então sabemos que o que foi visto por aqui, parecendo uma névoa na frente do objeto, se trata da reflexão dos gases emitidos pela queima do combustível, durante um dos estágios de propulsão do foguete”, explica.




Botão Voltar ao topo