Fies abre inscrições nesta terça-feira para o segundo semestre de 2021

Estudantes do ensino superior de instituições privadas têm a oportunidade de financiar até 100% das mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o processo seletivo do 2º semestre de 2021 abrem nesta terça-feira (27) e vão até sexta (30), às 23h59. As vagas estão disponíveis para consulta na página eletrônica do programa.

São 69 mil vagas, distribuídas em 23.320 cursos de 1.324 instituições privadas de ensino superior em todo o país. Os estados com maiores números de vagas são São Paulo (9.684 vagas) e Minas Gerais (7.793 vagas). O total de vagas ofertadas no ano é de 93 mil.

O Fies foi a oportunidade que a estudante Cynthia Araújo teve para ingressar no ensino superior. Aos 34 anos, ela está no oitavo semestre do curso de Jornalismo em uma faculdade de Brasília. “O Fundo foi importante porque eu fui para uma faculdade um pouco mais cara, então não tinha muitas condições financeiras para poder custear o curso. Aí eu optei em pegar 50% dos Fies para ajudar”, disse. E ela falou dos planos para o futuro. “Os meus sonhos com o curso superior é ter estabilidade financeira e poder trabalhar na profissão escolhida”.

Quem pode se inscrever no Fies

O estudante deve ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e precisa ter obtido média das notas nas cinco provas do exame igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação e não ter feito o Enem na condição de treineiro.

A renda familiar deve ser de até três salários mínimos mensal bruta por pessoa da família.

A inscrição pode ser feita em curso de instituição privada com avaliação positiva do Ministério da Educação. A unidade de ensino deve fazer parte do Fies.

Resultados

O resultado dos pré-selecionados em chamada única será divulgado no dia 3 de agosto. Já o prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única, que é feito na página do Fies, será de 4 a 6 de agosto.

Os candidatos que não forem pré-selecionados na chamada única podem aguardar a lista de espera, na qual serão incluídos automaticamente. O prazo de convocação dos que aguardam nessa lista de espera será de 4 a 31 de agosto.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo