Festival do Cinema Brasileiro retorna a Penedo, AL, depois de 34 anos

Atrizes Alice Braga e Bianca Comparato participam do Festival.
Evento terá início nesta terça (29) e vai até o próximo sábado (3).

circuito-penedo-de-cinema

A cidade de Penedo, em Alagoas, já espera os amantes da sétima arte para o Festival do Cinema Brasileiro que acontece dentro do Circuito Penedo de Cinema. O evento terá início nesta terça-feira (29) e se encerra no próximo sábado (3). Festival retorna à cidade após 34 anos.

O G1 entrevistou as atrizes Alice Braga (“Elysium” e “Ensaio Sobre a Cegueira”) e Bianca Comparato (“3%”, primeira série brasileira do Netflix), convidadas para esta edição do festival no estado.

Alice é neta de alagoanos e será uma das juradas do VI Festival de Cinema Universitário de Alagoas. “Eu cresci vindo para Penedo, porque meu avô, pai do meu pai, cresceu e viveu aqui. E Alagoas sempre teve uma força muito grande na minha vida, é parte da minha história. É de onde eu venho e para onde meu pai sempre fez a família voltar”, disse Alice.

Além de filmes, mostras competitivas e shows musicais, o município se prepara para receber um dos mais importantes eventos cinematográficos do país, o Festival do Cinema Brasileiro. Alice enalteceu a importância de trazer o Festival para Alagoas e sobre sua contribuição para o cinema brasileiro.

 

“Poder voltar como atriz ajudando e incentivando o cinema brasileiro e em um local como Penedo, onde minha história começou, é muito lindo. Acho importante incentivarmos o cinema para viajar o Brasil todo. Sair do eixo Rio-São Paulo.”

Outra atriz que participa do festival, Bianca Comparato será uma das atrações da conferência “Um novo mercado para o Cinema Nacional”, na próxima quarta-feira (30). O encontro será na Casa de Aposentadoria, às 14h.

“A ideia é vir aqui para falar sobre esse novo momento, com a entrada da Netlfix no mercado brasileiro, gerando mais empregos, competitividade e possibilidades de séries diferentes. Além de falar sobre a maneira que séries e filmes estão cada vez mais parecidos um com o outro. E, como o audiovisual está em um momento de transição, o encontro será um pouco encima disso”, explicou a atriz Bianca Comparato.

A programação do primeiro dia do Circuito Penedo de Cinema encerra suas atrações com a pré-estreia do documentário Pitanga (2016), seguida pelo bate-papo com o diretor Beto Brant, também na Praça 12 de Abril, a partir das 21h30.

A produção é uma homenagem a Antonio Pitanga e à sua carreira no cinema nacional, com destaque para o Cinema Novo e destaca a importância do ator para a arte brasileira, onde contribuiu com sua interpretação em mais de 60 filmes.

Sobre o Circuito
O Circuito Penedo de Cinema é uma correalização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Algás, da Prefeitura Municipal de Penedo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Serviço
O quê: Circuito Penedo de Cinema
Quando: 29 de novembro a 3 de dezembro
Onde: Penedo
Entrada: Gratuita

g1

30/11/2016

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo