Fátima Canuto concede comenda Divaldo Suruagy ao médico alagoano Francisco Cardoso

Foto: Comunicação ALE

A Assembleia Legislativa de Alagoas realiza nesta sexta-feira, 12, às 9h, no plenário, uma sessão de outorga da Comenda Divaldo Suruagy ao médico alagoano Francisco Eduardo Costa Cardoso, referência internacional na pesquisa sobre o Parkinson. A iniciativa é da deputada Fátima Canuto (MDB), que disse estar “muito orgulhosa de poder conceder essa honraria ao brilhante profissional e cientista, que dedica mais de 30 anos da sua vida para avançar nos estudos, tratamento e proporcionar qualidade de vida aos pacientes com essa doença que carece de tantos cuidados”.

A comenda Divaldo Suruagy tem como objetivo valorizar personalidades que estejam contribuindo com o desenvolvimento do Estado de Alagoas. “Nada mais justo que homenagear esse grande médico, pesquisador mundialmente conhecido pelo trabalho em pesquisa do Parkinson”, justifica a deputada.

Francisco Cardoso

Graduado pela antiga Escola de Ciências Médicas, atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Cardoso é o atual presidente da Sociedade Internacional de Doenças de Parkinson e Distúrbios do Movimento, reconhecimento pelos mais de 30 anos dedicados à pesquisa na área, sendo o primeiro brasileiro a assumir a presidência dessa sociedade.

Seu currículo conta também com mestrado (1991) e doutorado (1994) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez residência médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1988-1991) e Clinical Post-Doctoral Fellowship (1991-1993) no Parkinson´s Disease Center and Movement Disorders Clinic, Baylor College of Medicine, Houston, TX, EUA, sob a supervisão de Joseph Jankovic MD (1991-1993).

Atualmente é professor titular (Departamento de Cínica Médica – Neurologia) da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Comitê Executivo Internacional da International Parkinson and Movement Disorder Society. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, coréia de Sydenham e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos da base, coréias em geral e outros distúrbios do movimento.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo