FAKE NEWS! Governo de AL não entregou caixas de álcool com “areia” para hospital de Arapiraca

A notícia é falsa igual a tantas outras produzidas e disseminadas pelo Gabinete do Ódio de Alagoas

Um vídeo com informações falsas foi publicado no Facebook mostrando frascos de álcool em gel sendo entregues em caixas que supostamente continham “areia”. As imagens, disseminadas como se tivessem sido registradas no Hospital Regional de Arapiraca, na verdade foram feitas no Rio Grande do Norte. E a “areia”, mencionada na gravação, se trata de um material para absorver o líquido em caso de rompimento da embalagem durante o transporte.

“Nós estamos abrindo agora o material que nós recebemos na Regional e olha a situação. Os álcoois são dois vidros de meio litro e cheio de areia dentro das caixas. Eu não tô entendendo isso”, diz o vídeo que traz na legenda: “Hospital Regional de Arapiraca (AL). Compra realizada pelo Governo do Estado”. A publicação com informações falsas já contava com mais de 4 mil compartilhamentos e 113 mil curtidas até a noite desta quarta-feira (10).

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) informou que não entregou ao Hospital Regional de Arapiraca garrafas de álcool em caixas com areia. “A Sesau faz questão de destacar, ainda, que o álcool que aparece em um vídeo que vem sendo compartilhado na rede social Facebook também não foi adquirido pelo Governo de Alagoas”, menciona a nota.

A Sesau reforçou que todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), materiais e equipamentos hospitalares que são encaminhados pelo órgão às unidades de saúde podem ser conferidos no Portal de Transparência do Governo.

No Rio Grande do Norte, a secretária Estadual de Saúde Pública esclareceu, também por meio de nota, que o insumo foi enviado ao Estado pelo Ministério da Saúde e que, por se tratar de material inflamável, alguns fornecedores optam por colocar em caixas contendo um material absorvente, para evitar o vazamento de álcool em um eventual rompimento da embalagem. Desta forma, o material absorvente mostrado no vídeo não é areia.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo