Fábrica Pajuçara pode receber incentivos fiscais pelo Novo Prodesin

Indústria alagoana com mais de 40 anos de atividade vai instalar unidade fabril no município de Atalaia

Secretário Hélder Lima visitou Fábrica Pajuçara, localizada no Canaã. Itawi Albuquerque
Secretário Hélder Lima visitou Fábrica Pajuçara, localizada no Canaã. Itawi Albuquerque

Os 10 mil metros quadrados de área total já não são suficientes para a produção da Fábrica Pajuçara, localizada no Canaã. Para continuar crescendo, o Governo do Estado deverá renovar os incentivos fiscais à empresa – que já atingiram o período de validade estipulado.

A indústria, detentora das marcas de macarrão e massa Pajuçara e dos biscoitos Afa, terá uma nova unidade fabril em Atalaia, com previsão de inauguração para 2018.

“A Fábrica Pajuçara consome insumos produzidos localmente, como farinha e açúcar, utiliza o gás da Algás, gera 640 empregos diretos e indiretos e funciona há 40 anos. Isso é fantástico e precisa ser incentivado. Esse é o sentido do Prodesin, fazer quem investe no Estado crescer e, desse modo, crescer junto”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, em visita à fábrica nesta segunda-feira (04).

A atuação da Sedetur se dá por meio do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) e deve garantir a prorrogação do incentivo fiscal para a Fábrica Pajuçara. Com a renovação e a nova unidade fabril, a indústria tem estimativa de crescimento de 30% só com a fabricação de biscoitos recheados.

“Uma nova planta significa crescimento de produção e produtividade. Já dispomos dos equipamentos mais modernos, a mudança vai trazer grandes benefícios”, explica o engenheiro de alimentos Marius Alves, responsável pelo setor de Produção da Fábrica.

O Superintendente de Indústria, Comércio e Serviços da Sedetur, André Gomes, ressaltou que, além de entrar na renovação do incentivo fiscal, a Fábrica Pajuçara deve se antecipar para realizar a migração para o Novo Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin).

“O Novo Prodesin traz muito mais vantagens para a empresa e a torna muito mais competitiva. É fundamental que a Fábrica Pajuçara faça também essa transação”, explicou o superintendente.

Novo Prodesin

O Novo Prodesin garante incentivos mais arrojados para a prospecção de empresas e manutenção das que já estão instaladas no Estado.

Com um desconto (crédito presumido) de 92%, o programa igualou Alagoas à Pernambuco na sua política de incentivos, com a diferença que em PE o desconto de 92% é aplicado apenas para empresas que vão se instalar no Sertão.

A nova política está garantindo bons números para Alagoas, apesar do cenário econômico. Atualmente, 17 empresas estão em instalação por causa dos benefícios. Isso representa cerca de 2.500 novos empregos diretos para os alagoanos.

Cecília Tavares – Agência Alagoas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo