Exército vai distribuir água para cidades de Alagoas com problemas no abastecimento por causa das chuvas

Foto: Erik Maia/g1

Em visita a Alagoas nesta segunda-feira (4), o secretário Nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, afirmou que caminhões-pipa do Exército levarão água a 44 cidades alagoanas com problemas no abastecimento por causa das chuvas que atingiram o estado.

Rio Largo é uma das cidades que tiveram abastecimento de água afetado por problemas causados pelas chuvas no sistema produtor de água da Casal — Foto: Erik Maia/g1

Os ministros do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, e da Cidadania, Ronaldo Bento, e da Secretária Nacional de Assitencia Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa, também visitaram áreas afetadas pela chuva.

O Estado tem 51 municípios com situação de emergência reconhecida e registrou 6 mortes e mais de 56 mil pessoas desalojadas e desabrigadas pelas chuvas.

As chuvas também afetaram o fornecimento de energia elétrica no estado. O serviço foi suspenso em 15 municípios para evitar acidentes.

“Temos um batalhão do Exército que tem caminhões-pipa que vão ser utilizados nesse apoio. Também já informamos aos municípios que eles podem, no pedido de assistência humanitária, solicitar recursos para locação de caminhões pipa”, disse o secretário.

Alexandre Lucas Alves ainda informou que as Forças Armadas também ajudarão a distribuir a água doada através de campanhas de arrecadação ou fornecida pelo governo do estado. “De tal forma, a gente acelera esse processo, principalmente a questão da água, que é o insumo mais importante nesse momento difícil”.

De acordo com o secretário, o auxílio no fornecimento de água se enquadra no pedido de restabelecimento de serviços essenciais, que é uma solicitação complementar que o município afetado por desastre faz ao Governo Federal para ações de retomada de serviços como trafegabilidade, drenagem, limpeza urbana e prédios públicos. São medidas de caráter emergencial destinadas a restabelecer as condições de segurança e habitação e os serviços essenciais à população na área atingida.

Ainda durante a coletiva de imprensa, o ministro de Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que serão instaladas salas de operação nas cidades de Maceió, Viçosa e União dos Palmares para ajudar nas ações de resposta ao desastre.

Rodovias federais

O ministro também falou sobre a situação de algumas rodovias federais, que estão com trechos intransitáveis e outros destruídos. Segundo Daniel Ferreira, as rodovias estão sendo monitoradas e a expectativa é que suas liberações ocorram gradativamente, conforme o nível da água diminua.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, anunciou a antecipação do pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a 112 mil famílias alagoanas. Além disso, idosos e pessoas com deficiência ainda poderão antecipar mais uma parcela integral do benefício.

Envio de alertas

De acordo com o Ministério Desenvolvimento Regional, a população pode receber alertas de desastres via Telegram, TV por assinatura, Google e também por SMS. Para isso, basta enviar o CEP da região onde mora em mensagem SMS para o número 40199 para começar a receber os avisos.

*Com G1 Alagoas 

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo