Evento on-line vai antecipar debates de simpósio sobre Etnobiologia e Etnoecologia

O pré-simpósio acontece nesta quarta (24) e quinta (25); Evento principal será em 2022, na cidade de Maragogi

Uma prévia dos debates do Simpósio Nordestino de Etnobiologia e Etnoecologia será realizada hoje e amanhã, dias 24 e 25, a partir das 13h30. O evento intitulado Pré-11º SNEE vai ser virtual e transmitido pelo canal do Laboratório de Ecologia, Conservação e Evolução Biocultural  (Leceb) da Ufal.

“Construímos esse ‘esquenta’ on-line para além do estímulo aos debates, convocarmos também os interessados pela temática a participar do Simpósio presencial, que será realizado em 2022, em Maragogi”, explicam os organizadores.

A abertura desta quarta-feira (24) terá a participação de Ulysses Albuquerque (UFPE), Michelle Jacob (UFRN), Rômulo Alves (UFPB) e Maria Medeiros (UFRJ). O tema geral do evento, Ampliando as fronteiras do conhecimento, vai abordar a interdisciplinaridade necessária para estudos da área. As inscrições ainda podem ser feitas aqui.  

O Leceb está na organização do Pré-11º SNEE junto com os laboratórios de Etnobiologia e Conservação de Ecossistemas (Laec-Uneal) e de Biologia e Química (LBQ -Ifal).

O objetivo do evento desta semana é promover um espaço para interação e introdução aos debates referentes às questões de pesquisas e experiências práticas que geraram avanços recentes nos campos da Etnobiologia e Etnoecologia.

O pré-evento vai reunir, em palestras e mesas redondas, pesquisadores de diferentes áreas para debater sobre novos caminhos e possibilidades de investigação a partir das experiências já acumuladas. “Para uma compreensão aplicada dos temas debatidos, as mesas redondas contarão com a participação de representações de comunidades locais”, adianta a organização.

Entre as temáticas centrais do Pré-11º SNEE estão: Etnobiologia, etnoecologia e evolução; Agroecossistemas e agrobiodiversidade; e Manejo e conservação de recursos naturais. Havéra, ainda, uma seleção de trabalhos para apresentações orais, nas modalidades graduação, mestrado, doutorado, profissional e representação social.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo