Estudantes da rede estadual em Igreja Nova estão sem aulas por falta de transporte

Os estudantes da Escola Estadual Prof. Pedro Reys de Igreja Nova, estão sem poder frequentar as aulas devido a paralisação dos ônibus que fazem o translado dos Povoados até a unidade escolar, devido à falta de pagamento por parte da Secretaria de Estado da Educação.

Segundo um motorista que não quer se identificar com medo de represaria, essa é uma situação que já vem se arrastando há muitos anos. Em 2019 só recebeu o mês de fevereiro, já são 2 meses e 15 dias sem receber um único centavo e sem previsão, o que inviabiliza a continuidade dos serviços, devido as despesas com motorista, combustível e manutenção do veículo.

Ainda de acordo com o motorista, além de não pagar, o governo ainda se acha no direito de ameaçar os transportadores, dizendo que se não voltarem mesmo sem receber, vai substituir o transporte pelos 100 ônibus novos que foram comprados.

Na última quinta-feira (11), os professores no período matutino, em uma decisão coletiva, a maioria dos docentes decidiu por não ministrar aulas para não prejudicar aqueles que não puderam vir, com o compromisso de repor essas aulas assim que o transporte seja normalizado.

Na segunda-feira (15), pela manhã, a Sra. Cristina, Gerente da 9ª Gerência Regional de Ensino/Penedo, reuniu a diretora, coordenadoras, e os professores/as, no intuito de discutir o assunto da paralisação da quinta-feira e o transporte escolar.

Após diversas discussões calorosas por parte de alguns presentes, a Gerente pediu que todos cumprissem o Portaria nº 472/2019 em seu Art. 30, Inciso 2, que diz que o Professor deve ministrar aula mesmo que seja a um único aluno.

Segundo o Prof. Atiliano, a escola continua com um número reduzido de alunos, e os professores estão seguindo a orientação, ministrando aula em algumas salas com apenas 1 aluno, enquanto outras por ser todo alunado dos Povoados continuam sem aulas.