Ensino remoto de Filosofia e estágio são temas de mesa-redonda no dia 23

Acontece na próxima quarta-feira (23), a partir das 19h, a mesa-redonda Ensino remoto de Filosofia no Pibid e no Estágio Supervisionado: estratégias, limites e possibilidades. O evento, organizado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) de Filosofia de divulgação científica, será transmitido gratuitamente pelo Youtube.

Segundo a professora Cristina Viana, organizadora da mesa, o ensino remoto de Filosofia precisa ser debatido, pois a pandemia trouxe uma nova modalidade de ensino desde o ano passado. “Esta modalidade de ensino que as circunstâncias impuseram traz implicações tanto para o aluno de ensino médio, como para os alunos da licenciatura em Filosofia na Ufal, que acabaram tendo de fazer seus estágios [tanto o do Pibid, como os estágios obrigatórios curriculares] por meio das tecnologias digitais”, disse.

A mesa-redonda pretende propiciar um momento para se discutir sobre os limites e as possibilidades do trabalho filosófico educativo de modo remoto. “Faremos uma discussão sobre a experiência do ensino remoto na disciplina de Filosofia no ensino médio. A partir de diferentes perspectivas, do professor que leciona para jovens do EM, do supervisor que forma os futuros professores e do pibidiano que forma jovens do EM ao mesmo tempo em que é formado na sua licenciatura, pretendemos propiciar uma noite rica de troca de conhecimentos e de experiências, visando contribuir para ampliar a reflexão sobre o ensino de Filosofia, ainda que em tempos difíceis de pandemia”, explicou a professora.

Estão convidados professores da rede estadual de ensino de Alagoas, supervisores do Pibid e do Estágio Supervisionado em Filosofia na Ufal, bem como graduandos que integram o Pibid/Filosofia no ciclo 2020-2022.

Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) visa contribuir com a formação dos futuros professores em dois “fronts”: teoria e prática. Os alunos pibidianos são inseridos no ambiente escolar desde cedo, onde devem acompanhar as aulas do professor supervisor, bem como desenvolver projetos de ensino de Filosofia nos três anos do ensino médio ofertados pela escola-campo.

“Podemos perceber que o Pibid vai muito além do estágio curricular obrigatório, já que os alunos pibidianos atuam, desde o primeiro momento, como protagonistas na relação ensino-aprendizagem. É um projeto que tem gerado muitos frutos e tem se mostrado, ao longo dos anos, muito efetivo na criação de pontes entre a escola da rede básica e a universidade. Ele vence distâncias, ultrapassa muros, abre horizontes. Os beneficiados são tanto para os próprios alunos da graduação, como os alunos da escola-campo”, conclui Cristina.

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