Empresas e jornalistas não firmam acordo; decisão será do pleno do TRT

IMG_6084
Proposta dos empresários foi de reajuste de 5% parcelado em quatro vezes

Na manhã desta segunda-feira (23.05), o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) realizou mais uma audiência de tentativa de conciliação em dissídio coletivo envolvendo o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjor) e representantes da empresas de comunicação. O Sindicato recusou a proposta apresentada pelas empresas na audiência ocorrida no último dia 16.05, de reajuste de 5%, parcelado em quatro vezes.

O processo será enviado ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para a elaboração de parecer. Em seguida, seguirá para escolha do relator e julgamento. Os jornalistas também mantiveram a contraproposta de uma reposição igual à do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 9,83%, mais 5% de ganho real parcelado em duas vezes.

As negociações não avançaram mesmo com os esforços da desembargadora Eliane Arôxa, que conduziu a audiência, e da procuradora do Trabalho Eme Carla Cruz da Silva Carvalho. Ambas salientaram a importância de o litígio ser solucionado por meio de um acordo que não impacte nenhuma das partes e solicitaram o empenho de advogados e prepostos das empresas para que a proposta fosse melhorada.

São partes envolvidas no litígio as empresas Gazeta de Alagoas LTDA, Rádio Clube de Alagoas LTDA, Rádio Gazeta de Alagoas LTDA., TV Mar LTDA, TV Pajuçara LTDA, Pajuçara Editora, Internet e Eventos LTDA – ME. e Sampaio Rádio e Televisão LTDA.

Radialistas – No dia 25 de abril, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Estado de Alagoas e as empresas de comunicação e suas afiliadas também não chegaram a acordo e o processo aguarda julgamento pelo Pleno do TRT/AL.

A proposta de reajuste para os radialistas foi de 5,5% parcelados em três vezes. A contraproposta destes profissionais foi de 11% a título de reposição salarial, parcelado em três vezes.

Ascom TRT/AL

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo