Empresas colhem frutos positivos após consultoria em gestão da inovação do IEL Alagoas

Incrementar a competitividade da indústria com foco nas micro e pequenas empresas dos mais diferentes segmentos é o objetivo do programa Avança + Indústria, criado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), que conta com a expertise do Núcleo de Inovação e Pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi em Alagoas (IEL/AL) para colocar em prática as ações junto aos empreendedores alagoanos.

No âmbito do Programa, o IEL/AL presta consultoria de gestão da inovação para mais de 30 empresas através do convênio do Avança + Indústria. Entre as empresas atendidas, estão a Parisotto e a Perolah que, por meio da consultoria, conseguiram ampliar seus  diferenciais no mercado.

Quem detalha como tem se dado este processo é Eliana Sá, coordenadora de Inovação e Pesquisa do IEL/AL. “A Parisotto e a Perolah são empresas cujas lideranças perceberam durante a consultoria do IEL a importância de implantar a inovação e iniciar o processo de transformação digital como uma saída para fortalecer suas marcas e otimizar os processos”, afirma.

Gestão, inovação e transformação

Transformação é a palavra que a empresária e proprietária da Perolah, Genny Pereira, utiliza para descrever o processo pelo qual o seu empreendimento tem passado com os trabalhos da consultoria do IEL/AL, através do programa Avança + Indústria, iniciados em junho deste ano. Com quase cinco anos de mercado, a Perolah produz colares, brincos, pulseiras, anéis e tornozeleiras, tudo feito a mão e com assinatura da própria empresa.

A empresa passou por uma consultoria de gestão da inovação com foco na transformação digital que, através de estudo personalizado e implantação de ferramentas de gestão, ajudaram a empresária a identificar qual era o perfil dos seus clientes e quem a empresa queria atender, as mudanças que poderiam ser implementadas dentro da empresa e como gerenciar este processo de mudança, tanto de produto como das atividades internas, os processos administrativos e de produção, o modelo organizacional e até o marketing.

Como reflexo da consultoria, foram identificadas várias possibilidades de melhorias e planejamentos para alcançá-las, como a ampliação do market share, a presença no ambiente digital, além de ações em parceria com influenciadores locais das redes sociais e o planejamento informatizado das novas coleções.

“Com a consultoria do IEL, um grande leque de possibilidades vem sendo identificado, discutido e trabalhado, fazendo com que a empresa se reestruture em todos os setores, já obtendo ótimos resultados. O estudo passou pela análise de mercado e de clientes e os consultores nos ajudaram a criar uma estratégia de inovação. Já tínhamos redes sociais, site, vendas pelo WhatsApp, mas precisamos fazer um alinhamento da comunicação nestes meios, usando as ferramentas corretas, criando mensagens automáticas, disponibilizando produtos em catálogo dentro do WhatsApp entre outras melhorias que fizeram toda a diferença. Vimos a necessidade de ampliar o quadro de colaboradores para atender melhor o cliente e dar conta da produção e até mudamos nosso empreendimento para a parte baixa da cidade, com perspectiva de  seguirmos ampliando os horizontes de negócios da loja”, afirma Genny Pereira.

Nova visão para gerir

Já a empresária Andrélia Marinho, da Parisotto, fez uma analogia dos resultados que obteve a partir da consultoria do IEL/AL com a aplicação de algumas gotas de colírio, que servem para melhorar e até limpar a visão, nesse caso a de negócio. A Parisotto tem mais de 20 anos no mercado de bolsas femininas personalizadas, moda praia e corporativa – com fábrica em Alagoas que atende todo o Brasil.

Andrélia Marinho frisa que foi cliente do IEL/AL em outras consultorias também relacionadas a gestão da inovação e, por conhecer a assertividade dos métodos utilizados, aderiu ao novo programa. Além disso, afirma que os métodos apresentados pelos consultores foram extremamente adequados e têm sido aplicados de forma efetiva.

“Achei espetacular. Apesar de estarmos dentro do negócio, é como se tanto a gente como os colaboradores deixassem de enxergar algumas situações que estão claras, mas que não víamos. Melhoramos o entendimento e a visualização dos fluxos de informações dos processos administrativos, como por exemplo a redução dos prazos para a compra de estoque, o controle e a distribuição da matéria-prima, os controles internos relacionados à produção e aos prazos de entrega para os clientes, o que só foi possível graças à implantação de inovações nos processos. Por tudo isso, a consultoria só contribuiu com a Parisotto”, destaca Andrélia Marinho.

Todas as áreas impactadas

A coordenadora de Inovação e Pesquisa do IEL/AL, Eliana Sá, lembra que, uma vez que a inovação e a transformação digital são aspectos transversais e englobam desde a percepção das necessidades do cliente até a geração de valor a partir de novos produtos, processos e até mesmo de novo modelo de negócio, quando a empresa passa pela consultoria de inovação, o impacto positivo é refletido em todas as suas áreas.

Perolah e Parisotto têm entendido bem tudo isso. “No caso dessas empresas, não há como dizer que só essa ou aquela área sofreu mudanças positivas com a transformação digital e a inovação de processo. Entendemos tudo na empresa como uma grande cadeia e as gestoras perceberam a importância das mudanças”, completa a coordenadora do IEL/AL.

A especialista ensina que a gestão da inovação evita a estagnação sistêmica das empresas e vira um foco para sustentabilidade empresarial em seu viés econômico, podendo ser expandido também para as vertentes social e ambiental.

“A consultoria em gestão da inovação do IEL faz com que o empreendedor tenha uma visão de 360 graus, levando suas empresas a se destacar no cenário mercadológico, ganhando maior visibilidade e prestígio diante dos clientes, investidores e parceiros de negócios. A inovação é a melhor estratégia de crescimento e diferenciação que as empresas devem adotar para ampliar suas vantagens competitivas e, de consequência, sua lucratividade”, assegura.

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