Empresa alagoana usa pioneirismo tecnológico para aquecer vendas de imóveis

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A busca por ganho de tempo e qualidade de vida tem sido cada vez maior. O Oculus Rift (equipamento de realidade virtual) é uma tecnologia que combina com essa necessidade e começa a ser utilizada no mercado imobiliário. A tendência para o futuro é que a realidade virtual se torne uma ferramenta de vendas poderosa para o corretor.

Em Alagoas, o corretor de imóveis José Carlos Júnior, sócio-diretor do escritório imobiliário WA criou o portal imobiliário “Meu Imóvel” com o objetivo de expandir essa inovação e facilitar a vida de vendedores e compradores de imóveis. Segundo ele, como a ferramenta basicamente é o aparelho celular, no caso das imobiliárias, utiliza-se através do site. “No nosso caso a pessoa consegue acessar sem precisar baixar o programa para sua utilização”.

Com formação em Tecnologia da Informação, ele conta que essa ferramenta foi lançada pela Google no final do ano passado. “Numa viagem ao Rio de Janeiro terminei vendo uma pessoa de outro país que estava utilizando uma técnica de fotografia, e isso me chamou a atenção. Quando retornei, comecei a pesquisar sobre o assunto, e isso me levou até a realidade virtual. Inicialmente, estávamos praticando a fotografia imersiva, mas houve dificuldades, porque estávamos fazendo algo manual. Foi aí que decidimos fazer a fusão entre a realidade virtual e o tour virtual. Dessa forma, conseguimos agregar de uma forma dinâmica, onde o cliente caminha pelos ambientes da mesma forma que faz com o carrinho do Google”.

José Carlos Júnior afirma que o uso da ferramenta apresenta inúmeras vantagens, sendo a principais delas a praticidade, porque oferece a sensação real de estar em um ambiente sem precisar se deslocar. “A aplicação no mercado imobiliário traz uma série de benefícios, entre eles um filtro melhor dos clientes. “Pela foto, às vezes, o cliente não tem a percepção exata de como é o imóvel. Nós conseguimos filtrar e o cliente vai visitar o imóvel já como 80% de convicção de que quer comprar. Além disso, você dá celeridade no atendimento. A gente tem clientes, principalmente aqueles de maior poder aquisitivo, que não têm muito tempo para estar buscando imóveis, mas tem 15 a 20 minutos para receber você no escritório dele. Então, você consegue levar o imóvel até o cliente”, explica.

A aceitação dessa inovação vem sendo de 100%, conforme revela, tanto para clientes compradores, como para aqueles que estão vendendo. “Quando a gente mostra a ferramenta, o cliente fica bastante empolgado, principalmente porque filtra aquele entra-e-sai no imóvel dele. O cliente fica maravilhado. Primeiro, com a praticidade que traz e depois com a tecnologia que enxuga a busca do cliente”.

Para o empresário, produto não é apenas uma novidade; é uma mudança de comportamento no setor imobiliário. “Pode-se perceber isto no próprio ambiente de nosso escritório. Nós tivemos que reformular esse ambiente para o atendimento ao cliente. A forma do mercado imobiliário atender vai mudar muito, a partir dessa inovação”, sustenta.

Tour virtual

O empresário acrescenta que a ferramenta Realidade Virtual (VR) para uma boa aplicação no mercado imobiliário, necessita ser incorporada a um tour virtual, já conhecido há aproximadamente uma década. “Quem vê o resultado final de um tour virtual com a VR aplicada não consegue imaginar o complexo trabalho realizado para obter este resultado final. É necessário elaborar um aparato de softwares e serviços para a realização da ferramenta.

Desta forma, abrimos uma empresa para realização deste serviço. Entretanto, para atender a todo o público de corretores de imóveis, reunimos todos os serviços em um único lugar. Assim, nasceu o portal imobiliário Meu Imóvel”.

Conforme esclarece, cada anúncio possui um agente responsável, que possuirá uma página pessoal onde serão encontradas informações completas, além de todos os outros imóveis anunciados por ele. “Os agentes trabalham de forma autônoma, não nos envolvemos nos negócios realizados com seus clientes. Nosso papel é realizar um criterioso processo seletivo a fim de ofertar aos nossos visitantes os melhores profissionais da região. Para anunciar, nós tiramos as fotos para você e cadastramos seu imóvel. Sem cobrança mensalidade”.

Entre os inúmeros motivos para anunciar, José Carlos Júnior elenca seis deles: Vitrine – Um imóvel exclusivo pode ser melhor divulgado, tanto pela responsabilidade no foco sobre ele, quanto na segurança do corretor em passar informações mais completas sem o receio de ser passado para trás no trâmite; Segurança – Lidar com um único profissional traz mais segurança ao cliente, um contato mais próximo com o agente, convertendo em mais privacidade e eficiência na venda. Corretores costumam realizar parcerias, neste aspecto seu imóvel será divulgado a um número maior de corretores e consequentemente de clientes; Comodidade – Nosso portal prende a atenção do cliente ao navegar pelo tour virtual, evitando que ele esteja em outros portais vendo outros imóveis.

Ele cita ainda: Agilidade – O tour virtual filtra, em seu imóvel, o entra e sai de curiosos que estão interessados apenas em conhecer o imóvel, sem o real interesse de compra; eles podem fazer isso pelo site; Eficiência – A utilização do óculos de realidade virtual possibilita que seu agente alcance aqueles clientes ocupados demais para visitar imóveis, pois uma vez visto seu imóvel pelo óculos VR, eles já irão visitar seu imóvel pessoalmente com 80% de intenção de compra; e Dinamismo – Mediante um criterioso processo seletivo de agentes, nosso portal possui os mais completos profissionais, munidos de soluções imobiliárias inovadoras, com a maior riqueza de informações, proporcionando um alto padrão de qualidade dos serviços. Todos os agentes realizam parcerias nas vendas entre si. Isso significa celeridade na venda do seu imóvel.

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