Em evento com Lula, petistas acusam TSE de proteger Temer

Em evento com Lula, petistas acusam TSE de proteger Temer

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou o conteúdo das delações premiadas e disse que os parlamentares do PT devem rebater as acusações de caixa 2 na operação Lava-Jato. Durante posse de Luiz Marinho como presidente do PT de São Paulo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), neste sábado, Lula ainda afirmou que os tucanos sumiram depois de serem alvo de acusações. O ex-presidente disse ainda que “nunca o Brasil precisou tanto do PT como está precisando agora”.

Ao discursarem no evento, petistas acusaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proteger o presidente Michel Temer no julgamento da chapa, na sexta-feira, diz o msn.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, criticou o julgamento do tribunal.

– Para mim, o julgamento de ontem não era o julgamento da chapa porque não era a Dilma que estava sendo julgada. Quem estava sendo julgado ali era o Michel Temer. O Tribunal Superior Eleitoral mudou a sua interpretação para manter Temer no governo. Se fosse a Dilma, não tenho dúvida que eles iam retirá-la da Presidência. Infelizmente, nós temos a participação do Poder Judiciário no processo político no país e isso é muito ruim para instabilidade das nossas instituições — afirmou a nova presidente do PT.

O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e Luiz Marinho seguiram na mesma linha:

– É importante sublinhar que certamente se não tivesse ocorrido o impechament (da ex-presidente Dilma Rousseff), o resultado do julgamento seria outro — disse Haddad.

Para Marinho, o resultado também teria sido outro com Dilma.

— (O resultado) É para proteger a turma que cassou a Dilma para roubar direitos dos trabalhadores — disse o novo presidente do PT de São Paulo.

Já Lula não falou sobre o assunto em seu discurso. Na saída, ao ser questionado sobre o tema, respondeu:

– Quem sou eu para dar palpite numa decisão judicial?

Lula, no entanto, disse que “o Brasil está precisando do PT”.

— Nunca o Brasil precisou tanto do PT como está precisando agora. Nós sabemos como fazer a economia crescer, como criar emprego — afirmou o petista, pedindo que seus correligionários mostrem à população as realizações das administrações do partido. — Haverá um dia que a gente vai se dar conta do que foi o PT.

Segundo Lula, o partido mostra “que é possível uma alternativa econômica, cultural, ambiental”.

— Porque quando a gente chegar lá, a gente vai ter que desfazer tudo o que eles estão fazendo.

Em tom de brincadeira, Lula afirmou que pensa em procurar o juiz Sergio Moro para fazer uma delação premiada para ficar com metade dos 82 milhões de dólares que o empresário Joesley Batista disse ter reservado para o petista usar em campanhas.

– Agora o Joesley diz que eu tenho uma conta de 82 milhões de dólares. Aí quando você pergunta aonde está. “Ah, está no meu nome”. Mas que amigo cara de pau – ironizou.

Lula disse que delatores falam aos investigadores que pagaram propina a políticos por meio de doações eleitorais para escaparem de punição:

– Os nossos deputados não podem aceitar a ideia de que tudo é propina. Tinha uma lei neste país que dizia como se fazia campanha. Não conheço ninguém que vendeu uma casa para ser candidato. Todo mundo vai pedir para quem tem dinheiro.

De acordo com o ex-presidente, não havia outra alternativa nas campanhas a não ser pedir dinheiro para empresários.

– Quem tem dinheiro são os empresários. Você vai lá pede e ele dá o dinheiro. Se ele oferecer por fora, se o deputado for honesto, fala: “não quero, só quero por dentro”. A palavra por dentro ganhou importância – frisou.

Na avaliação do ex-presidente, os empresários são induzidos a falar que pagaram propina.

– Aí você pega (a doação) por dentro, coloca na conta e a Justiça Eleitoral aprova suas contas. Depois, alguns empresários, que devem ter feito evasão fiscal e sonegado muito, a palavra mágica para eles vira propina. E quando não falam (durante o depoimento) o procurador diz: fala propina. Se o cara for delator, falar propina e fizer um acordozinho, vai ficar com metade do que roubou – criticou.

De forma irônica, Lula completou:

– Eu estou quase fazendo uma delação para pegar os meus 82 milhões de dólares. Estou quase falando: meu amigo Moro, o Joesley disse que eu tenho 82 milhões de dólares, se você me der 41 milhões de dólares, eu faço. O primeiro que eu entrego é ele, depois os procuradores e depois todos vocês. Uma coisa séria virou isso.

Veja como votou cada ministro no julgamento da chapa Dilma-Temer no TSE (galeria via Estadão)

Antes, o ex-presidente disse que o PT deveria fazer um movimento para afastar os procuradores da Lava-Jato.

– Se houver Justiça no nosso país, a nossa bancada deveria procurar o procurador-geral da República e pedir a exoneração dos procuradores da Lava-Jato em benefício do próprio Ministério Público. Não pode umas pessoas criarem uma imagem negativa da instituição como eles estão criando porque é uma mentira atrás de outra mentira e isso vai longe – pediu.

Lula disse que os procuradores mentiram nas alegações finais do processo contra ele sobre o tríplex do Guarujá:

– Eu quero que eles se coloquem no lugar deles. Ninguém pode fazer um concurso, ganhar R$ 30 mil por mês e mentir descaradamente para a sociedade brasileira

O ex-presidente voltou a afirmar que o PT é alvo de ódio e que isso está aumentando a popularidade do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). Disse que as lideranças do PSDB não se beneficiaram do desgaste de sua legenda.

– Eles que transmitiram o ódio, não estão colhendo o Aécio (Neves), o FHC, o (Geraldo) Alckmin ou (José) Serra. Estão colhendo o Bolsonaro. Esse é o subproduto do ódio ideológico lançado contra o PT – analisou.

Para Lula, as acusações de corrupção tiveram forte impacto para os tucanos:

– O Aécio não está nem no Senado e eu estou aqui. A diferença é que eles desapareceram.

11/06/2017

Sair da versão mobile