Em duas frentes, obras da ciclovia continuam na Fernandes Lima

As obras da ciclovia que corta a avenida Fernandes de Lima de ponta à ponta estão ocorrendo em duas frentes de trabalho. A principal avenida da capital alagoana está ganhando uma ciclovia para ajudar nas idas e vindas de ciclistas que usam a via como caminho para chegar ao trabalho ou retornas aos seus domicílios após um dia de trabalho.

Uma das equipes está trabalhando após o Hospital Veredas. O serviço de momento é a regularização de aterro para a concretagem e rejuntamento de meio-fio. Outro grupo de trabalhadores já está atuando em frente ao supermercado Extra, da Gruta de Lourdes.

De acordo com os números da Prefeitura, 200 mil ciclistas fazem uso da avenida Fernandes Lima diariamente. Com a retomada das obras, os amantes do pedal voltam a sonhar com um percurso seguro para chegar em seus destinos.
Localizada em um dos principais eixos viários da cidade, a ciclovia é uma obra aguardada há mais de 10 anos pelos ciclistas que diariamente circulam pela região. Ela inicia na Praça Centenário e finaliza nas imediações da Faculdade Facima, no Canaã, com a extensão total de 4.841,34 metros (que equivale a 4,8 km).

“A ciclovia foi pensada para que se impactasse o mínimo possível o meio ambiente. Ou seja, estamos respeitando as árvores que já existem no canteiro da Fernandes Lima. De todo modo, para cada árvore, que eventualmente, possa ser retirada, outras três serão plantadas”, explicou o engenheiro Moacyr Magalhães, da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

A obra está orçada em R$ 2.6 milhões e representa um antigo sonho daqueles que residem no entorno da avenida. Para o prefeito JHC, a obra é um presente que Maceió vai receber em breve, após anos de espera e sem a devida atenção do poder público.

“É uma forma de mobilidade que o mundo inteiro busca, dando mais segurança aos ciclistas e também aos pedestres. Atualmente, as bicicletas e os pedestres competem com os carros, deixando os trabalhadores sem alternativa para ir ao serviço e impedindo os ciclistas de praticarem esportes”, ressaltou JHC.
Mais de 1,2 km está concluído na ciclovia da Fernandes Lima, o que dá esperança para a turma que usa a bicicleta como ferramenta de trabalho ou de lazer.

A proposta do prefeito é incentivar ainda mais o uso do pedal como meio de locomoção em Maceió. Há previsão, conforme JHC, de construção de uma faixa exclusiva para ciclistas na Via Expressa e na Ecovia Norte, que não estava previsto no projeto inicial. Os estudos estão adiantados e, em breve, a Prefeitura fará o anúncio do modelo a ser adotado nestas importantes vias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo