ELEIÇÕES 2020: Alfredo Gaspar visita lavadeiras artesanais e garante suporte e apoio ao crédito

O candidato a prefeito pela coligação Maceió mais Forte, Alfredo Gaspar (MDB), foi recebido nessa quinta-feira (29), pelas lavadeiras artesanais do conjunto Santo Eduardo, Poço, nas duas únicas unidades que resistem ao tempo, na capital, com mais de 30 anos nesse tipo de atividade. O grupo, formado por 23 mulheres, atua de forma associativa, em que o ofício é passado de geração em geração. São elas que pagam a água e a luz, e que mantém suas famílias por meio de uma clientela tradicional e com fidelidade.

Após ouvir as líderes da lavanderia, com suas reivindicações para a melhoria nas condições de trabalho e ambiente, Alfredo Gaspar afirmou que o primeiro passo foi conhecer o trabalho das lavadeiras, mas garantiu que espera voltar, como prefeito eleito, para garantir os compromissos firmados, e a inclusão das lavadeiras do Poço nos programas de empreendedorismo de seu Plano de Governo.

“Vocês são o exemplo real da luta das mulheres para garantir renda no comando do destino de suas famílias, e como o exemplo mais bonito, passando o ofício de geração a geração. Como prefeito eleito, darei todo apoio possível para que vocês gerem mais oportunidades, com abertura de crédito para a compra de novos instrumentos de trabalho como ferros de engomar e máquinas de lavar. Quero dar o suporte necessário e ser um prefeito parceiro de vocês”, disse Alfredo Gaspar.

Naudiene da Silva Quintino, 43 anos, é uma das coordenadoras dos galpões das lavadeiras artesanais, e que desde os 14 anos herdou o ofício da mãe. Ela conta que durante todo o tempo trabalhou nessa profissão, sustentando três filhos e três netos, e hoje uma de suas filhas também segue seus passos. Ela mostrou a Alfredo Gaspar os problemas que enfrenta.

“Ainda temos uma frágil estrutura de organização, os nossos galpões estão com estrutura precária e falta a ajuda de parceiros, pois hoje somos nós mesmo que pagamos luz e água, serviços fundamentais para nós”, nesse trabalho.

Alfredo Gaspar disse ainda que quer expandir o modelo das lavadeiras artesanais para outros locais da capital, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade, garantindo mais oportunidade às mulheres empreendedoras.
“No meu governo vou aumentar o protagonismo da mulher maceioense, principalmente aquelas que são chefe de família, com melhoria do crédito, organização produtiva, principalmente aquelas que vivem no contexto da pobreza e da vulnerabilidade social”, assinalou Alfredo.




Botão Voltar ao topo