ELEIÇÕES 2020: Alfredo Gaspar encontra artistas e garante ampliação de editais públicos para Cultura

Cantores, artistas plásticos, mestres do patrimônio vivo de Maceió, produtores culturais e representantes da chamada arte periférica apresentaram suas propostas para o segmento cultural da capital, em encontro nesse fim de semana, com o candidato a prefeito Alfredo Gaspar (MDB).

Entre as pautas colocadas pela classe artística constaram: o fortalecimento dos editais públicos, políticas culturais alternativas, a criação da Casa do Artista, a implantação da biblioteca pública municipal, a criação de novos roteiros culturais alinhados com o turismo. A maioria das reivindicações já está colocada no Plano de Governo Maceió 2021-2024, como explicou Alfredo Gaspar.

“A cultura de Maceió será para nós um instrumento de transformação social, e quero ser um prefeito obediente a essa classe tão importante. É muito bom estar junto de gente talentosa como vocês. Quero abrir as portas da prefeitura para dar oportunidade a todo esse universo cultural. Vou incentivar, por meio de editais, programas e ações, a chamada Economia Criativa, a exemplo da moda, da produção audiovisual, das manifestações culturais, do artesanato, da música, do teatro e do folclore”, assinalou Alfredo Gaspar.

Em seu programa para área cultural estão também ações pontuais de fomento, valorização, promoção e apoio a ações culturais, como a implantação da Estação Central do Conhecimento, que vai abrigar, entre outros equipamentos, uma biblioteca municipal.

Na reunião estiveram presentes importantes líderes da cena cultural de Maceió, como os músicos Jurandir Bozó, Cláudio Rios, a mestra do patrimônio vivo, Vânia; produtores culturais como Vânia Amorim, Keyler Simões, Jorge Vieira, Kadu, Messias Lima, e os candidatos a vereador da capital Edlúcio, Zé do Boi e Marcus Assunção.

No final do encontro, Alfredo Gaspar garantiu que vai prestigiar a cultura local, e os artistas maceioenses e, caso seja o próximo prefeito de Maceió, vai dar voz e voto da cultura em sua gestão. “Queria pedir permissão para participar, junto com vocês, desse fortalecimento cultural da nossa cidade. Não é discurso de candidato, mas de quem vai lutar de verdade pelo segmento. É muito bom saber que vocês estão resgatando a identidade cultural de Maceió. Vamos fazer uma aliança permanente para fortalecer o sentimento pertencimento. Precisamos estar juntos nessa jornada”, finalizou Alfredo Gaspar.




Botão Voltar ao topo