ELEIÇÕES 2020: Alfredo denuncia JHC na Polícia Federal por fake news

O candidato João Henrique Caldas foi denunciado por crime eleitoral na Polícia Federal, em Alagoas. A notícia-crime foi protocolada na tarde de hoje (25), após a divulgação de propaganda eleitoral em suas redes sociais, disseminando notícia falsa, plantada durante debate realizado em uma emissora de TV, na tarde de ontem.

A partir de uma fala do seu adversário, Alfredo Gaspar, sobre revitalização de áreas centrais, JHC colocou a expressão “ele chamou o Benedito Bentes de fim da cidade” na boca do candidato do MDB. Na degravação desse trecho do debate, fica claro que não houve menção sobre o Benedito Bentes na fala de Alfredo. Quem fez a relação fantasiosa foi o candidato JHC.

“Não resta dúvida a respeito das absurdas e inadmissíveis manifestações proferidas por João Henrique Caldas, com falsidade de informações e o intuito político eleitoral de exercer influência sobre os eleitores”, afirma o texto da petição assinada pela assessoria jurídica de Alfredo Gaspar.

O próprio JHC, portanto, teria intitulado o bairro do Benedito Bentes como “fim do mundo”, a fim de usar em suas redes sociais, na sequência, através de um vídeo postado no Instagram, a retórica de que Alfredo teria ofendido a região, incitando a revolta da população e se colocando como “defensor”. A fake news foi disseminada rapidamente, visando enfraquecer a candidatura do oponente.

O texto dos advogados cita ainda que o “enredo posto por JHC partiu de má fé, buscando deturpar o debate, buscando exercer influência negativa junto ao eleitorado”. O documento conclui pedindo a instauração de competente inquérito policial a fim de apurar a fake news e punir os responsáveis.

Alfredo Gaspar de Mendonça - Noticia Crime



Botão Voltar ao topo