Educação retoma ‘Escola Alerta’ com exposições e oficinas sobre educação ambiental

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) retomou o projeto Escola Alerta em creches e escolas de Maceió, com exposições, oficinas e dinâmicas sobre educação ambiental e cuidados no combate ao Aedes Aegypti. O projeto tem o objetivo de levar conscientização e formação aos servidores e alunos das unidades.

Atividades acontecem no pátio das escolas. Foto: cortesia
Atividades acontecem no pátio das escolas. Foto: cortesia

A programação teve início na última quinta-feira (7) no CMEI Maria do Socorro Tavares, no bairro do Poço, que recebeu oficinas sobre educação ambiental e doenças provocadas pela picada do mosquito Aedes Aegypti, como a dengue e a zika.

No local, houve uma oficina para a formação de agentes mirins, para que eles possam identificar e coletar focos do mosquito no ambiente escolar e em casa. Além disso, também teve a exibição de um vídeo que falava sobre roedores e escorpiões, e como animais peçonhentos podem trazer riscos aos humanos. Todos os estudantes, de 3 a 6 anos, participaram das atividades.

Técnica do SEAS e coordenadora do projeto, Cristiane Rodrigues. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed
Técnica do SEAS e coordenadora do projeto, Cristiane Rodrigues. Foto: Jamerson Soares/Ascom Semed

A técnica do Serviço de Abordagem Social (Seas) e coordenadora do projeto, Cristiane Rodrigues, acompanhou a ação a todo momento. Ela conta que está sendo gratificante e percebeu que as crianças se interessaram e gostaram das atividades.

“Elas se sentem valorizadas com a forma de interação nas ações. Eles estavam bem empolgados porque foi um dia diferente e eles conseguiram captar a mensagem, a gente conseguiu passar o recado. O apoio da escola é essencial também. Percebemos que plantamos uma semente na escola e isso é o mais importante. É muito gratificante”, afirma a técnica.

Cristiane relata que também houve atividades recreativas com massa de modelar, tendo como base desenhos do mosquito criados pelas crianças. Essa ação teve o objetivo de fazer com que as crianças identifiquem o mosquito. Em seguida, uma exposição de outros insetos foi instalada no pátio da escola para os pequenos conhecerem outros tipos de insetos.

A próxima ação será realizada no dia 20 de abril na Escola Municipal Higino Belo, localizada no bairro do Farol. Serão ministradas oficinas e dinâmicas sobre as mesmas temáticas. Cerca de seis turmas da escola vão participar do projeto.

Além da Semed, integram o Escola Alerta equipes da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo