Educação infantil é beneficiada por atividades pedagógicas remotas

Práticas educacionais aproximam escola a pais e filhos, e ajudam no desenvolvimento das crianças no período de isolamento social

Conviver, brincar e interagir são as bases para uma infância saudável. Para as crianças de 0 a 5 anos, o período de isolamento social tem sido um desafio. Pensando nisso, desde março, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) definiu uma proposta de trabalho pedagógico remoto para as crianças da educação infantil, onde os direitos de aprendizagem são garantidos através de atividades lúdicas com apoio dos pais ou responsáveis.

Devido isolamento social, as atividades e interações antes presenciais nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) foram reformuladas. Foi preciso pensar em um trabalho que minimizasse os impactos da falta dessas vivências concretas e que não deixasse as crianças desassistidas, garantindo seu desenvolvimento integral e suas relações com a família.

De acordo com Patrícia Gomes, Coordenadora de Educação Infantil, foram elaboradas estratégias que acolham as crianças e seus familiares ou responsáveis no contexto doméstico. Para isso, cada professor fez um diagnóstico das situações familiares e criou um protocolo pedagógico.

“No início do ano letivo, os professores analisaram a realidade socioeconômica das famílias às quais as crianças estão inseridas. A partir disso, o professor montou o seu planejamento de ensino”, explica a coordenadora.

Interações entre professores, pais e alunos

Para aproximar os Cmeis e as crianças, os professores utilizam áudios e vídeos para criar brincadeiras e atividades, explicando sempre o porquê de desenvolver essas práticas. De acordo com a professora do Cmei Monsenhor Luís Barbosa, Fabiane Mota Silva, os temas são escolhidos através de diálogos semanais com as crianças e seus familiares. A exemplo, foram trabalhados temas como a importância da higiene contra o coronavírus e Literatura com músicas, desenhos e livros.

Fabiane Mota Silva, do Cmei Monsenhor Luís Barbosa.

“Estamos realizando experiências práticas e educativas para motivar e manter o interesse da criança. Essas atividades vão de brincadeiras, apreciação de músicas, poemas, narrativas, leitura de livros digitais a propostas de desenhos. Os temas são desenvolvidos em um grupo no Whatsapp, onde também tenho o retorno das atividades através de vídeos, fotos ou áudios dos alunos e responsáveis”, explica a professora.

Além de estimular o desenvolvimento das crianças, esse trabalho pedagógico vem proporcionando momentos de aprendizado entre pais e filhos. Pedro Miguel Inácio, de 5 anos, vivencia de perto essa experiência com sua mãe Lais Rosielle Inácio dos Santos que realiza as atividades junto com o filho em sua casa.

“Apesar das dificuldades, podemos conviver mais tempo juntos. Fazemos as tarefas e revivo toda a minha experiência escolar e até aprendendo coisas a mais junto com ele. Isso nos aproximou ainda mais. Pedro se adaptou bem, gosta principalmente dos desenhos e vídeos que a professora envia”, comenta a mãe.

Leonardo Araújo – Estagiário Ascom/Semed

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