EDUCAÇÃO EM MACEIÓ! Renovação de matrículas vai até sexta-feira (29)

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta segunda-feira (25) as datas das matrículas na rede municipal. A renovação de matrículas começou nesta segunda e segue até a próxima sexta-feira (29). Já as transferências internas serão realizadas de 8 a 12 de fevereiro. A lista dos alunos será divulgada na escola de origem, e a confirmação da transferência, na escola onde o aluno irá eesudar.

Por fim, a pré-matrícula, para quem está fora da rede municipal, ocorrerá de forma online entre os dias 1º e 5 de fevereiro, através do portal www.maceio.al.gov.br. A divulgação do resultado será feita também pelo portal, entre 22 e 24 de fevereiro, mesmo período reservado para a confirmação da matrícula, que deverá ser feita na escola.

Várias escolas já estão se organizando e desenvolvendo estratégias para a renovação das matriculas, levando em consideração os cuidados por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Para renovar a matrícula é preciso procurar a direção da escola e confirmar a renovação. As escolas poderão manter o seu planejamento seguindo as datas publicadas”, afirma a secretária-adjunta Emília Caldas,

Emília explica que o cronograma oficial de matrículas será publicado por meio de Portaria, e poderá sofrer alterações e ajustes junto à comunidade e o Conselho Escolar. “A escola tem autonomia para adotar diferentes estratégias para realização das renovações de matrículas, por meio de formulários online, confirmação via e-mail ou WhatsApp, mediante o recebimento do kit merenda (agricultura familiar), entre outras”, disse ela.

Emília explica que a divulgação da transferência interna poderá ocorrer por meio dos grupos de WhatsApp, murais, paredes externas e ainda por meio do Conselho Tutelar. Já a confirmação da transferência interna poderá ser feita por agendamento ou por etapas, a critério da escola. Nesse caso, a gestora alerta que a confirmação presencial seja, preferencialmente, em áreas abertas (pátios e quadras) e com a colaboração de professores, demais servidores, conselheiros e voluntários, sob a supervisão do responsável pela secretaria escolar e direção da escola.

“Essa é a primeira etapa, que deverá ocorrer de forma presencial, prevista apenas para o período de 8 a 12 de fevereiro, quando as escolas já estarão com EPIs e o novo Decreto municipal acerca do trabalho dos servidores já publicado”, salienta.

Início do Ano Letivo

As aulas nas escolas da rede municipal de ensino serão retomadas a partir do dia 8 de março. O anúncio foi feito durante reunião técnica do secretário municipal de Educação, Elder Maia, com a equipe técnica da Semed, na tarde da última quinta-feira, 21, de maneira virtual.

De acordo com Elder Maia, o calendário especial do ensino das escolas da Semed foi formalizado em comum acordo com os conselheiros tutelares e o Ministério Público Estadual (MPE). “Definimos por esse retorno como forma de reduzir o impacto provocado pelo distanciamento social, em virtude da pandemia do novo coronavírus. É visível o prejuízo emocional para os alunos, especialmente para os da educação infantil, bem como o prejuízo alimentar, visto que no ano passado a distribuição de merenda foi irrisória e esse período aumentou a vulnerabilidade social”, afirmou Maia. “A realidade é de uma catástrofe social”, complementou ele.

Ainda conforme o secretário, todos os cuidados para a retomada das aulas estão sendo providenciados. “O primeiro desses cuidados é a distribuição do kit de merenda, que começa já nesta terça-feira, 26”, afirma Elder Maia. Além disso, estão sendo tomadas as medidas relacionadas à sanitização das salas de aula. A empresa responsável pelo transporte escolar também apresentou sua metodologia de atendimento aos alunos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo
error: Conteúdo protegido!