E + Profissional: curso de informática amplia oportunidades e promove inclusão digital de moradores da Grota do Pau D’Arco, em Maceió

Capacitação integra a plataforma de Sustentabilidade da Equatorial Alagoas e já qualificou quase 100 alagoanos de maneira totalmente gratuita

Com um olhar atento e concentrado, a estudante Gabriela Lívia, moradora da Grota do Pau D’Arco, localizada no bairro do Jacintinho, em Maceió, quase não pisca durante a aula. Após ouvir o que o instrutor diz, ela digita tecla por tecla e, aos poucos, a tela em branco do computador é preenchida por letras que, há alguns dias, não faziam parte da sua vida.

Desde que assumiu a concessão para a distribuição da energia elétrica em Alagoas, em 2019, a Equatorial tem trabalhado para ofertar um serviço de qualidade aos seus clientes, buscando conectar pessoas e oportunidades. Assim como Gabriela Lívia, outros 19 moradores da Grota do Pau D’Arco também estão buscando transformar suas realidades.         

O curso de Informática Básica está sendo ofertado gratuitamente aos residentes da comunidade e é fruto da parceria entre a Equatorial Alagoas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A Distribuidora tem ajudado a incluir digitalmente centenas de pessoas que, em muitos casos, estão tendo a chance de ligar e desligar um computador pela primeira vez.       

A capacitação começou há uma semana e é apenas uma das ações do Nossa Energia que visa assegurar um fornecimento de energia elétrica mais seguro e eficiente às residências localizadas em comunidades de Maceió. As grotas das Piabas, Cigano e Pau D’Arco foram as primeiras beneficiadas com a implantação de um sistema de medição centralizada que permite o registro do consumo de energia elétrica de maneira totalmente remota.

A Equatorial também tem realizado outras ações em prol das comunidades, como cadastro na Tarifa Social Baixa Renda, negociação de débitos, sorteio e troca de geladeiras, distribuição de cestas básicas e conscientização sobre a importância do uso racional e consciente da energia elétrica, em prol da sustentabilidade e para o bem do planeta.     

“O importante é a vontade de aprender e isso não me falta”

A tecnologia já faz parte da vida das pessoas. Por isso, entender a importância da informática para se inserir ou até mesmo se manter no mundo do trabalho pode fazer toda a diferença na hora de alcançar qualquer objetivo. “Estar aqui é muito gratificante. Confesso que só usava o computador para jogar e acessar as redes sociais, mas eu percebi que posso fazer mais. Hoje mesmo, aprendi a anexar documentos no e-mail, que era uma coisa que eu tinha muita dificuldade em fazer”, explica a aluna.

Gabriela Lívia tem 17 anos e diz que acorda todos os dias já pensando em ir para as aulas. A jovem elogia a iniciativa da Equatorial Alagoas e agradece pela oportunidade de ampliar os horizontes. “Esse curso vai ser importante porque agora eu vou saber editar o meu próprio currículo. Eu já estou pensando nisso”, complementa.

Tecnologia e Responsabilidade Social

O instrutor da turma, Adelson Oliveira, destaca que saber utilizar bem um computador vai além de realizar pesquisas e visitar sites na internet. No uso de e-mails, por exemplo, ter a capacidade de salvar corretamente uma mensagem é importante. Saber operar programas, como o Word, Power Point e Excel, também.

“O curso possibilita que o aluno sonhe e, de fato, se sinta parte do mundo moderno e globalizado. A turma é muito dedicada. São pessoas que realmente abraçaram a oportunidade, independentemente das dificuldades que a trouxeram até aqui”, avalia.

Patrícia Moraes, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Alagoas, destaca a importância da oferta de cursos profissionalizantes por meio do Nossa Energia e reforça o compromisso social da Distribuidora. “É gratificante contribuir para a inclusão digital daqueles que mais precisam, reduzindo as desigualdades e ajudando a empregar a tecnologia de forma consciente e empreendedora”.

Sobre o E+ Profissional – O E+ Profissional é uma iniciativa que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Equatorial, chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O projeto integra a plataforma de Sustentabilidade da Distribuidora e tem como objetivo qualificar a mão de obra local e fomentar a geração de emprego e renda. Desde 2021, cerca de 100 alagoanos já foram qualificados gratuitamente por meio do programa.     

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo