É POSSÍVEL AO CONTRIBUINTE SOLICITAR DESCONTO DE IPTU APÓS A INCIDÊNCIA DE ABALOS SÍSMICOS?

Desde o episódio de abalo sísmico ocorrido em 2018, em alguns bairros de Maceió, os moradores tentam avaliar as causas e calcular os prejuízos. É notório que o fato acompanha danos físicos aos imóveis, bem como desvalorização de mercado das unidades habitacionais.

O Código Tributário do Município de Maceió, prevê de forma exemplificativa os casos que incidirão a cobrança do Imposto Territorial Urbano(IPTU), bem como o valor venal dos imóveis. Desse modo, diante dos prejuízos causados pelo recente episódio ocorrido em alguns bairros de Maceió, é possível ao contribuinte requerer um desconto no IPTU, já na cobrança referente ao ano de 2019.

É importante avaliar cada situação de forma específica, entretanto, é notório que vários imóveis daquela região já preenchem os requisitos para a solicitação do desconto.

Em algumas Capitais do Brasil já existe Lei específica que prevê até a isenção do IPTU para situações de enchentes e outras tragédias. Em Maceió, o tema ainda não demonstra ter sido tratado.

Autor: Vladimir Fontes

vfontesadvogado@hotmail.com

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo