Documentario sobre Domingos Montagner será lançado.

DOCUMENTÁRIO COM DOMINGOS MONTAGNER GANHA TRAILER

Uma reflexão sobre o papel do palhaço, o documentário Pagliacci, traz para as telas dos cinemas uma figura querida do público: o ator Domingos Montagner que morreu em 2016, filme estreia dia 26 de abril e acompanha Fernando Sampaio, que junto com Domigos e a mulher do ator, Luciana Lima, fundou a companhia LaMínima dedicada a estudar e mostrar para o público a figura do palhaço. Através do cotidiano de Fernando, os diretores Chico GomesJulio HeyLuiza VillaçaPedro Moscalcoff e Luiz Villaça explicam o significado da profissão e como o ator, tímido fora dos palcos, se transforma ao assumir o personagem. O documentário também acompanha a montagem do espetáculo Pagliacci, que marca 20 anos da trupe.

Domigos e Fernando se conheceram no Circo Escola Picadeiro, em São Paulo, formando a dupla de palhaços Agenor e Padoca. Ao longo de duas décadas, os amigos e parceiros foram se aperfeiçoando e trabalhando com grandes nomes da arte circense e do humor, como Leris Colombaioni, Leo BassiChacovachiFernando NevesNeyde Veneziano. Em 2008, eles ganharam o Prêmio Shell de Teatro SP de Melhor Ator com a peça A Noite dos Palhaços Mudos. Domingos morreu aos 54 anos, ao se afogar em um trecho do Rio São Francisco, em Sergipe, onde estava para gravar os últimos capítulos da novela Velho Chico.

BIOGRAFIA

Domingos Montagner respirou arte desde muito cedo. Com início de sua carreira artística no teatro e no circo, ele só chegou à televisão em 2008, mas logo ganhou notoriedade por seu amadurecimento artístico. Depois de pequenas participações em Força Tarefa (2009), dirigida por José Alvarenga Jr., Mário Márcio Bandarra e Rogério Gomes, e A Cura,de Jõao Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein, o artista conquistou o público ao interpretar o Coronel Raimundo, em Gonzaga, de pai Pra Filho (2011), de Breno Silveira, primeiro longa de Domingos.

Sua filmografia conta com um vasto número de telenovelas, como Cordel Encantado(2011), dirigida por Amora Mautner; Sete Vidas (2016), com direção de Jayme Monjardin; O Brado Retumbante (2012); Salve Jorge (2012), de Marcos Schechtman; e Joia Rara(2013), dirigida por Amora Maultiner.

Domingos também coleciona grandes produções no cinema brasileiro. Somente em 2016, ele integrou o elenco de Um Namorado Para Minha Mulher, de Julia Rezende; Através da sombra, de Walter Lima Jr.; e De onde eu te vejo, de Luiz Villaça.

O último trabalho do ator para a televisão foi em Velho Chico (2016), onde assumiu o papel principal da trama. Domingos faleceu em 2016, após as gravações da telenovela.

Marcos Granja

Jornalista - MTE 1905/AL

Artigos relacionados