Dia Mundial da Bicicleta: número de ciclistas cresce no Brasil e modelos elétricos aliam tecnologia à sustentabilidade

Inaugurado pela Equatorial em maio, primeiro eletroposto de Alagoas já recebeu quase mil cadastros de interessados em pedalar bikes elétricas, consideradas o futuro da mobilidade urbana

Muito tem se falado sobre sustentabilidade e práticas que colaboram para a preservação do planeta. Pedalar, por exemplo, é uma atividade que contribui com a mobilidade urbana e oferece inúmeros benefícios ao corpo humano. Nesta sexta-feira (3), o Dia Mundial da Bicicleta chama atenção para os ganhos ambientais, sociais e econômicos desse meio de transporte.

O primeiro eletroposto de Alagoas, inaugurado pela Equatorial em parceria com a Prefeitura de Maceió no dia 11 de maio de 2022, já recebeu quase mil cadastros de pessoas interessadas em pedalar bikes elétricas. As chamadas “ecobikes” são um exemplo de tecnologia sustentável pois não emitem gases poluentes. Elas funcionam de uma maneira bem simples: por propulsão de pedalada, usando um motor que ajuda o ciclista no percurso.

O coordenador do projeto e engenheiro da Distribuidora, Lucas de Paula, afirma que o eletroposto contribui para uma melhor qualidade de vida, lazer e também beneficia o turismo local. “O futuro é elétrico e, por isso, estamos investindo cada vez mais nessa tecnologia, que já é tendência nas grandes metrópoles do mundo”, diz.

O equipamento, que fica localizado no Corredor Vera Arruda, no bairro da Jatiúca, em Maceió, conta com dez bikes elétricas à disposição da população, de maneira totalmente gratuita, de segunda a sábado, das 14h às 22h, e, aos domingos, das 8h às 16h. O projeto integra o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Distribuidora, chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e recebeu mais de R$400 mil em investimentos.

ODS e respeito ao meio ambiente

O conceito de mobilidade urbana é apresentado como tema transversal nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e está associado ao atendimento das metas globais de número 7 (energia limpa e acessível) e 13 (combate aos impactos da mudança climática).  A preocupação e respeito ao meio ambiente se estende não apenas às empresas, mas toda a sociedade, inclusive a indústria.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revelam que, em 2022, serão produzidas 880 mil bicicletas no país. Apenas em 2021, entre produção e importação, foram vendidas quase 41 mil unidades elétricas no Brasil.  Assim, a indústria chega a um patamar que não alcançava desde 2013.

Em Alagoas, os números superlativos também revelam que as 10 bikes elétricas disponibilizadas pela Equatorial já foram utilizadas, de maneira simultânea ou não, por 4.985 horas durante o período. É como se uma pessoa passasse quase 7 meses da sua vida pedalando 24 horas por dia.

“No Eletroposto, o cliente que acessar a bike pode fazer um percurso de até 5 km e, para utilizar as bicicletas, é bem simples. Basta baixar o aplicativo E+Mobilidade Elétrica, disponível nas lojas de smartphones para download, e realizar o cadastro. O app está disponível nos sistemas Android e IOS”, orienta o engenheiro da Equatorial.

Sobre o Eletroposto – O Eletroposto também conta com dois pontos para a recarga de carros elétricos e mais quatro pontos para motos, bicicletas e patinetes. O serviço de recarga de veículos elétricos funciona 24h, no formato self-service, oferecendo total autonomia aos usuários.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

matéria publicada em 03/06/2022

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo