Detran inicia ações educativas sobre prevenção de acidentes em Maceió

Unir forças para um trânsito mais seguro e espalhar a mensagem sobre a prevenção de acidentes para a população. Esse foi o propósito da ação educativa promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), durante este domingo (5), em alusão ao movimento Maio Amarelo 2019. A ação ocorreu na Avenida Sílvio Viana, conhecida como “Rua Fechada”, e contou a presença de uma blitz educativa da operação Lei Seca e com a entrega de brindes e materiais educativos em referência ao movimento.

Para o Maio Amarelo desse ano, o Detran de Alagoas trouxe o slogan Manifesto pela Vida com a proposta de construir um alicerce entre todos os cidadãos para a promoção de um trânsito responsável. A ideia da campanha é agregar diversos grupos e movimentos sociais em defesa do manifesto pela mudança de comportamento e consciência no trânsito.

Motoata Consciente

A ação educativa foi marcada por uma motoata que reuniu cerca de 50 motociclistas e foi realizada em parceria com a Federação de Moto Clubes e Moto Grupos do Estado de Alagoas (FMC/AL), a Secretaria Municipal de Saúde, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Alagoas (SindCFC), e as empresas DPproteção e Garagem 57.

Na oportunidade, o presidente da FMC, Túlio Virgílio, agradeceu a parceria e prestou uma homenagem ao motociclista conhecido como “João Cabelo”, um dos maiores incentivadores da atividade no Brasil, que faleceu no sábado (4) em decorrência de um grave acidente de trânsito na Paraíba. Mesmo conduzindo o veículo corretamente, outra motocicleta entrou na contramão e atingiu Cabelo. A triste perda reforça a necessidade de todos em manter os cuidados no trânsito.

De acordo com o chefe de educação para o trânsito do Detran/AL, Antonio Monteiro, iniciativas preventivas são fundamentais para transmitir a mensagem da mudança de comportamento. “Esse objetivo é muito maior que qualquer órgão, função ou patente. Precisamos somar forças para replicar essa mensagem e mostrar à sociedade o quanto é importante cuidar desse bem maior que é a vida”, destaca.

Desde 2016, o Detran de Alagoas, em parceria com outros órgãos parceiros vinculados ao trânsito, realiza atividades do  Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), projeto que tem o intuito de reduzir o índice de acidentes com condutores de motos em Alagoas. Este ano, as ações estão sendo expandidas em todo o estado.

Os motociclistas receberam de brinde em alusão ao Maio Amarelo os manguitos, acessórios que protegem a superfície do braço das fortes temperaturas, e saíram da Rua Epaminodas Gracindo, na Pajuçara, percorrendo o trajeto em direção à Rua Fechada.

Blitz Educativa

Aqueles que passeavam pela Rua Fechada na manhã deste domingo (5) se depararam com uma curiosa surpresa: uma van da operação Lei Seca. Mas, dessa vez, o único objetivo da equipe foi educar. Pessoas de todas as idades tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a operação, saber como é feito o teste de alcoolemia, e ainda levar alguns brindes em referência ao Maio Amarelo para casa.

Com o apoio de material educativo e brindes como lixocar e adesivos para carro, a equipe da ação educativa orientou a população sobre a importância da campanha e dos cuidados no trânsito, além de esclarecer as principais dúvidas sobre a durabilidade do álcool no organismo. A ação ocorreu em conjunto com o Sest/Senat.

O taxista João da Conceição, de 64 anos, que também trabalha como vendedor aos domingos na Rua Fechada, esteve presente na blitz educativa do Detran/AL, realizando o teste do bafômetro. Ele parabenizou a iniciativa do órgão. “Além de ser um momento educativo, é também preventivo. Já pensou você pegar um táxi alcoolizado? O pior é colocar a vida de outras pessoas em risco, e não a dele que ele faz o que quiser, mas aí não pode arriscar a dos outros. Morrer todo mundo vai, mas não é todo mundo que vai sofrer um acidente que pode ser evitado”, afirma.

Já a pequena Kathleen, de nove anos, também participou da ação e recebeu orientações da equipe Lei Seca sobre o uso do cinto de segurança. Além disso, ela contou que sempre chama a atenção do pai para não utilizar o aparelho enquanto dirige, alertando-o para os riscos do celular ao volante. Com a orientação, a criança continuará sendo uma agente multiplicadora dos cuidados no trânsito dentro de casa.

Ainda na ação, a banda da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), que já participa todo domingo do momento de lazer na rua, vestiu a camisa do Maio Amarelo e alegrou os presentes. Na ocasião, o chefe de gabinete do Detran/AL, Roberto Melro, aproveitou para relembrar o propósito da campanha.

“O movimento foi criado com a proposta de chamar atenção da sociedade para os acidentes com mortes e feridos em todo o mundo. É importante que a sociedade alagoana faça parte desse movimento pela mudança de comportamento. Precisamos de todos nesse manifesto pela vida”, ressaltou.

Durante todo o mês de maio, o Detran de Alagoas realizará diversas ações educativas em municípios da capital e interior, além de eventos e palestras em colaboração com instituições parcerias.

Ascom – 06/05/2019

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo