Delmiro Gouveia apresenta menor taxa de incidência para COVID-19 em Alagoas

Em 22 de março deste ano, foram iniciadas as ações de combate ao COVID-19 pela gestão municipal de Delmiro Gouveia. Uma das primeiras ações implementadas e que se tornou referência para diversos municípios, foi a instalação de barreiras sanitárias e o fechamento de estradas vicinais da cidade. Paralelo à isso, outras ações contribuíram para que a transmissão comunitária fosse retardada no município. Distribuição de máscaras e kits de higiene, instalação de unidades de higienização para as mãos em locais de grande circulação, fiscalização e trabalhos educativos foram realizados com as diversas secretarias da Prefeitura de Delmiro Gouveia. Apenas no final do mês de maio foi declarada a transmissão comunitária no município. As ações serviram para proteger o sistema de saúde local. A UPA de Delmiro Gouveia, unidade de referência para o Alto Sertão de Alagoas, possui 8 leitos sendo 2 de UTI intermediária, para que haja a transferência dos pacientes para os hospitais de referência. O Governo de Alagoas está finalizando a implantação de 20 leitos clínicos no Hospital Regional Antenor Serpa.

Os resultados positivos das ações refletem na taxa de incidência para COVID-19. Em comparação com os municípios alagoanos com população acima de 40 mil habitantes, Delmiro Gouveia possui a menor taxa, 286 para grupos de 100.000 habitantes. A média do estado de Alagoas, divulgada pela SESAU no último sábado, 20 de junho, apresenta uma taxa de incidência de 827,4 para grupos de 100.000 habitantes.

Com o novo plano de contingência implantado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais testes estão sendo realizados, possibilitando o rastreio e ações efetivas de controle e monitoramento de pessoas contaminadas. O Centro de Triagem, instalado no Memorial Delmiro Gouveia, já realizou cerca de 100 testes em sua primeira semana de funcionamento.

“Conseguimos adiar a chegada do vírus em nossa cidade por mais de 60 dias. Agora, as ações precisam ser voltadas para o rastreio e monitoramento. A população tem um papel importante neste combate. É preciso que as normas sejam seguidas para que possamos reduzir a taxa de contaminação. Neste momento, segundo o boletim do dia 20 de junho, possuímos 74 casos ativos e apenas 1 está em uma unidade hospitalar, uma proporção de 1,35% enquanto o estado apresenta uma média de 9%. Isto mostra que as ações efetivas de controle, monitoramento e a distribuição de medicamentos pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, estão surtindo o efeito necessário” destacou o Prefeito Padre Eraldo.

Comparativo de casos confirmados para COVID-19 entre os municípios com mais de 40 mil habitantes segundo o boletim divulgado em 20 de junho de 2020

Maceió – 11.915
Arapiraca – 2.667
Marechal Deodoro – 1.148
São Miguel dos Campos – 771
Rio Largo – 604
Coruripe – 564
Teotônio Vilela – 467
União dos Palmares – 451
Campo Alegre – 410
Atalaia – 387
Palmeira dos Índios – 321
Girau do Ponciano – 252
Santana do Ipanema – 245
Penedo – 188
Delmiro Gouveia – 149

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo