Defesa pedirá relaxamento da prisão preventiva de Pezão nesta segunda-feira

A defesa de Luiz Fernando Pezão pedirá na próxima segunda-feira o relaxamento da prisão do governador, ao Superior Tribunal de Justiça. Pezão está preso desde quinta-feira passada no Batalhão Especial Prisional (BEP), em Niterói, por determinação do ministro e relator do caso Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele foi acusado de receber R$ 39 milhões em propinas, pelo delator Carlos Miranda, no âmbito das investigações da Operação Lava-Jato. O pedido de prisão foi feito pela Polícia Federal do Rio, com aval da Procuradoria Geral da República (PGR), a um mês do sucessor de Sérgio Cabral terminar o mandato.

De acordo com o advogado Flávio Mirza, a argumentação para o pedido de liberdade é a falta de “contemporaneidade” da denúncia e o fato de que a acusação é fundamentada num único delator, Carlos Miranda:

— A denúncia de Miranda é sobre supostos repasses que teriam acontecido entre 2007 e 2014, ou seja, não são fatos atuais que justificassem uma preventiva. Além disto, ela é baseada em um delator. Se verdadeira a denúncia sobre o esquema do govenardor Sérgio Cabral, temos outros delatores que já prestaram depoimento para afirmar que Pezão não teve qualquer relação com o esquema — afirmou o advogado, segundo o Extra.

A defesa analisa ainda se dará entrada apenas no pedido de relaxamento no STJ ou se também impetrará Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal.

Apesar de estar em tratamento de câncer e de enfrentar uma queda de braço na Assembleia Legislativa contra a aprovação de um projeto que proíbe a venda da Cedae, pondo em risco o regime de recuperação fiscal do estado, o governador demonstra tranquilidade, segundo informou Mirza, que o visitou na manhã deste sábado. Na prisão, Pezão segue a rotina da unidade e recebe a mesma refeição destinada aos outros presos:

— Ele não me pediu nada, disse que está tranquilo e até comentou que eu não preciso ficar indo até o presídio, que posso dedicar meu tempo à sua defesa.

02/12/2018

Sair da versão mobile