De sexta a domingo, HGE realizou 1.393 atendimentos e registrou ocupação de 80% dos leitos na UTI Covid-19

O Hospital Geral do Estado (HGE) inicia a semana com a ocupação de 80% dos leitos exclusivos para pacientes diagnosticados com a Covid-19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também registrou 845 atendimentos durante o fim de semana, sendo a maioria dos pacientes com complicações relacionadas a doenças crônicas.

Dos 474 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram direto para o hospital, 300 casos foram clínicos, 155 em decorrência de acidentes, 15 de agressões e quatro tentaram o suicídio. Isso demandou 117 internamentos, 48 transferências e 43 cirurgias. Para o gerente do hospital, médico Paulo Teixeira, as condutas preventivas precisam ser mais adotadas, como a adoção de uma dieta balanceada, a prática de atividades físicas e a continuidade dos tratamentos médicos.

“É comum atendermos pessoas que sequer sabiam que têm hipertensão, diabetes, ou qualquer outra doença crônica. Isso mostra certa desatenção, haja vista que também relatam não buscar por check-ups, que também é um importante meio de prevenção. Além disso, na linha dos traumas, ainda é grande o quantitativo de acidentes motivados pela imprudência no trânsito”, pontuou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Entre os acidentes, 100 tiveram motivações casuais, 47 de trânsito (23 colisões, 16 acidentes de moto, sete atropelamentos e uma queda de bicicleta) e oito de trabalho. Ao todo, as equipes concederam 426 altas médicas, número que inclui os atendimentos a casos menos graves, os quais receberam as orientações necessárias para continuidade dos cuidados na Atenção Básica.

No atendimento específico aos casos de síndromes gripais, a Central de Triagem para Covid-19 notificou 371 atendimentos, realizou 62 testes e confirmou a doença em 21 assistidos. E a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou, no domingo (23), que o HGE está com 70% dos leitos intermediários e 29% dos clínicos ocupados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Sexta-feira – Na véspera do fim de semana, o HGE realizou 548 atendimentos, sendo 298 no próprio hospital (234 casos clínicos, 60 acidentes e quatro vítimas de agressões) e 250 na Central de Triagem para Covid-19 (37 testes e 14 resultados positivos). A unidade hospitalar também notificou 196 altas médicas, 77 internações, 26 cirurgias e 25 transferências.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo