Cruz Vermelha e Prefeitura vão firmar parcerias para beneficiar a população

Presidente nacional da instituição se reuniu nesta terça com o prefeito JHC

O presidente nacional da Cruz Vermelha, Júlio Cals, e representantes da unidade de Alagoas se reuniram na manhã desta terça-feira (19) com o prefeito JHC em seu gabinete, onde discutiram parcerias a serem firmadas entre a Prefeitura e a instituição.

A primeira boa notícia trazida pela Cruz Vermelha foi a doação de 30 mil máscaras, que se somam às 20 mil obtidas pelo secretário Carlos Jorge, de Assistência Social, para distribuição entre comerciantes dos mercados, feiras e orla da Capital.

Já o prefeito apresentou a intenção de criar em Maceió um projeto semelhante ao Compaz (Centro Comunitário da Paz), existente em Recife (PE), que reúne equipamentos esportivos, de saúde, bibliotecas, espaços de lazer e outros serviços para a promoção da cidadania.

Em resposta, o presidente Júlio Cals afirmou que existem embaixadas internacionais no Brasil que possuem interesse em investir no País em ações de combate à violência e promoção à saúde que podem contribuir financeiramente com a proposta.

“Me disponho a acompanhar o prefeito pessoalmente nas idas às embaixadas. Quero deixar a instituição a sua disposição e à disposição do povo para esse trabalho de ajuda humanitária que vai devolver sorrisos à população”, afirmou.

Revitalização do Vergel

Um das propostas de melhoria do município, que deve ser encabeçada pelo secretário Carlos Jorge, é a revitalização do bairro Vergel do Lago. Lá funciona a maior cadeira produtiva de sururu, com mais de 3 mil pessoas, que movimentam em torno de meio milhão de reais por mês, conforme levantamento apresentado pelo gestor da Semas.

O bairro deve passar por reurbanização e receber benefícios nas áreas de educação, cultura, parte socioeconômica e meio ambiente, já que é lá onde fica a Lagoa Mundaú, fonte de sustento da maior parte dos moradores locais.

A Cruz Vermelha se mostrou interessada em participar dos projetos voltados para a região e acompanhou prefeito e secretários em uma visita ao bairro no início da tarde para conhecer de perto as carências do local.

Antes dessa visita, JHC esteve na sede da Cruz Vermelha em Maceió, um imóvel de 32 mil metros quadrados, no bairro de Mangabeiras, para conhecer a estrutura. Segundo os representantes da instituição, é a primeira vez em cerca de 20 anos que um gestor do Município vai ao local.

Ele visitou o espaço oferecido pela instituição para a instalação de um posto de saúde que atenda aos moradores do Jacintinho e entorno. Lá, já funcionou uma unidade de saúde básica, mas atualmente está desativada. “Queremos ceder o espaço a custo zero para a Prefeitura, para montar de novo esse espaço e atender prioritariamente o público do Jacintinho”, disse o presidente.

Cals também apresentou outras demandas, como a construção de uma contenção de barreira por trás do imóvel sede, que ameaça deslizar por conta da erosão. Na parte alta da encosta existem casas que estão habitadas e correm risco. O prefeito determinou que a Secretaria de Infraestrutura e a Defesa Civil visitem a região para uma avaliação e realização das obras necessárias.

Testagem para o coronavírus

Por último, o médico Newton Lacerda, presidente da Cooperativa de Pré-atendimento Hospitalar da Cruz Vermelha apresentou ao prefeito e secretários as ações realizadas na área de saúde, que podem ser trazidas para Maceió, como teleatendimento, drive thrus e equipes para vacinação.

Em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fiocruz, ela vai promover a testagem de 17.358 pessoas em 88 municípios alagoanos de 5.361 domicílios para verificar o nível de contágio pelo coronavírus no estado, que deve servir como base para a campanha de vacinação.

Também estiveram presentes no encontro o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para o Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, o secretário de Saúde, Pedro Madeiro, o presidente da Cruz Vermelha em Alagoas, Rubens Neto, e outros representantes da instituição.

A Cruz Vermelha possui o maior trabalho de ajuda comunitária do País e se colocou à disposição para colaborar com projetos de melhoria da vida da população maceioense instituídos pelo Município, bem como o prefeito se comprometeu em firmar cooperações com a entidade para ações em diversas áreas.

“Fico extremamente feliz e honrado por receber uma instituição de tamanha credibilidade. Quero ser o mais útil possível para que Maceió seja um caso de sucesso da Cruz Vermelha, seja vitrine no Brasil”, afirmou JHC.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo