Creche no Riacho Doce recebe doação de brinquedos recuperados das praias

Coletados ao longo de um ano pelo Instituto Biota, brinquedos estavam condenados a se tornarem lixo marinho e voltaram às mãos das crianças

Os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Benevides Epaminondas da Silva, localizado no Riacho Doce, contarão agora com mais brinquedos de praia para se divertirem. A doação foi feita nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Biota, e todos os itens foram recolhidos na praia do Mirante da Sereia, condenados a se tornarem lixo marinho.

De acordo com o instituto, os brinquedos foram reunidos ao longo de 12 meses em ações de limpeza na praia, resultando em dezenas de peças como pazinhas e forminhas de animais marinhos. Os itens foram então restaurados e doados ao CMEI. Segundo a diretora da unidade, Maria Joselma de Mesquita Cavalcante, as crianças farão bom uso dos brinquedos.

Brinquedos foram reunidos ao longo de 12 meses em ações de limpeza na praia (Foto: Cortesia)

Com 135 alunos matriculados, o CMEI sempre teve a consciência ambiental e a praia como parte de sua identidade. À poucos metros da praia, as crianças sempre estavam na areia, brincando e aprendendo sobre a importância de cuidar do meio ambiente, uma noção que veio junto dos brinquedos entregues. “O que me emociona é como esses brinquedos chegaram até aqui, de ter sido retirado das praias como lixo marinho e ter voltado à sua função de brinquedo”, diz Maria.

A entrega dos brinquedos foi feita em uma cerimônia rápida, com a presença de 7 crianças e suas famílias, que puderam receber os brinquedos e ouvir sobre a origem dele e o que representam. “É importante ensinar que esse brinquedo também pode ser poluição, que podia estar na barriga de uma tartaruga e não nas mãos de uma criança”, conta a diretora.

Luan Oliveira (estagiário) / Ascom Semed

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo