“Corte de verbas é danoso para universidades e precisa ser revisto”, afirma Marx Beltrão

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) afirmou nesta quinta-feira (02) que o “corte de verbas é danoso para universidades e precisa ser revisto com urgência pelo governo. Retirar 30% dos recursos vai dificultar ainda mais o funcionamento destas instituições que fazem a grande parte da pesquisa e da ciência no Brasil”. O parlamentar também disse que teme os reflexos desta medida na Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Sabemos que a Ufal já enfrenta uma crise orçamentária e financeira. Agora, caso passe a contar com menos 30% de recursos, as atividades de nossa universidade federal ficarão ainda mais prejudicadas. A Ufal é um patrimônio do povo alagoano e precisa ser defendida. Inclusive a diversidade de idéias da universidade deve ser preservada diante do princípio da autonomia universitária” reiterou o parlamentar.

O anúncio de que todas as universidades federais do país terão um corte de 30% em seu orçamento neste ano foi recebido com preocupação por reitores de todo o país. Eles afirmam que as instituições já sofrem com falta de recursos, não têm mais onde cortar despesas e podem ficar diante de uma situação insustentável.

O bloqueio geral das verbas das universidades – que inclui também os institutos federais – foi comunicado na noite de terça-feira (30) pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Barbosa de Lima Junior, em uma entrevista ao Jornal Nacional. Veio depois de um outro anúncio, segundo o qual perderiam os 30% apenas a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), punidas por causa do que o ministro Abraham Weintraub definiu como “balbúrdia” nas instituições.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo