Correios agora permite pagar taxas de importação pelo app

Os Correios disponibilizaram mais um recurso em seu aplicativo. Agora, é possível pagar impostos e outras taxas de importação pelo Correios Digital, mesmo que a encomenda internacional não tenha sido taxada – é o chamado Despacho Postal, serviço prestado pelos Correios para a liberação da encomenda para o importador.

Nessa primeira fase de implantação do serviço, só serão aceitos cartão de crédito ou boleto bancário. Para realizar o pagamento, basta acessar “Rastreamento” (o recurso, porém, ainda está limitado a celulares Android).

Segundo a estatal, “todas as encomendas internacionais recebidas no Brasil, independentemente de serem tributadas ou não, estão sujeitas à cobrança do Despacho Postal, que inclui a apresentação da encomenda para a aduana, a inspeção de raio X, a armazenagem, o recolhimento e o repasse dos impostos quando houver, além da devolução da encomenda quando o importador não realiza o pagamento dos impostos”.

Sem pagamento, sem encomenda

Hoje, a tarifa está fixada em R$ 15. O usuário terá até 30 dias para realizar o pagamento, a contar da data de liberação de entrada da mercadoria pela aduana brasileira. Depois que o pagamento for confirmado, a encomenda será enviada para o destinatário; senão, ela poderá ser devolvida ao remetente ou mesmo apreendida pela Receita Federal.

A empresa afirma que, até novembro, outros recursos serão adicionados ao app, como o pedido de revisão de impostos pagos sobre itens importados, e mais a versão do recurso “Rastreamento” para dispositivos iOS.




Botão Voltar ao topo