Conselho de Educação Física e Semscs fazem fiscalização na orla de Maceió

Na noite dessa quinta-feira (27), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e o Conselho Regional de Educação Física em Alagoas realizaram à fiscalização dos espaços públicos na orla marítima, num trecho entre a Pajuçara e a Jatiúca. O objetivo foi orientar os educadores físicos para que estejam legalmente autorizados e possam desenvolver atividades físicas no local.

Segundo o coordenador geral de Controle de Atividades no Espaço Público, coronel Adilson Bispo, a ideia é garantir que todos os profissionais da área de educação física estejam de fato habilitados a desenvolver as aulas e atividades. “Essa é a primeira etapa e tem um caráter educativo, no sentido de orientar os profissionais que estão ocupando o espaço público da faixa de areia da orla marítima, para que possam formalizar uma autorização junto à Semscs. Vamos dar continuidade nas próximas semanas”, orienta.

Durante a ação, o agente de fiscalização do CREF/AL, Antônio Neto, falou sobre a importância da fiscalização e disse que o objetivo principal do órgão é garantir que a população orientada por profissionais qualificados. “Isso dá uma segurança total ao aluno, inibindo que pessoas leigas orientem qualquer tipo exercícios sem que possuam formação”, diz. Ele destaca, ainda, que o segundo objetivo é falar da importância da autorização concedida pela Semscs, para que o profissional possa utilizar legalmente o espaço público para fins privados e obedeça as normas.

Regina Melo é aluna de exercício funcional na faixa de areia da orla. “Já tentei academia, mas devido a minha idade, não me adaptei, aqui na funcional os professores são excelentes. Não tenho o que reclamar, pelo contrário, eles tem um cuidado redobrado comigo e sempre me alertam sobre o que eu posso, e o que devo fazer para que eu não tenha nenhum tipo de problema que venha prejudicar minha saúde”, afirmou.

Um dos responsáveis por grupos que praticam atividades físicas na orla, o estudante de educação física Junior Albuquerque fala sobre a importância da ação da Semscs e do CREF/AL. “É excelente, primeiro que é bom para nós que praticamos atividade física, agindo dessa forma, podemos passar uma maior credibilidade do nosso trabalho”, reconhece. Ele se comprometeu em ir à secretaria para regularizar a situação.

Quatro notificações foram expedidas a profissionais que não apresentarem documento comprobatório de que estão aptos a orientar os alunos nos exercícios físicos. Eles têm até 5 dias úteis para regularizar a situação. Os interessados devem comparecer à Semscs, munidos de documentos pessoais, originais e cópia, do RG, CPF, comprovante de residência, foto 3×4 e certidão do Conselho Regional de Educação Física em Alagoas, que garante a habilitação para as funções das atividades.

Ascom – 28/09/18

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo