Consciência Negra: Confira a programação cultural desta quarta na Serra da Barriga

Nesta quarta-feira (20), o Parque Memorial da Serra da Barriga, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, recebe milhares de visitantes para celebrar o Dia da Consciência Negra. A comemoração está no calendário oficial do país, instituída por lei federal de 2011.

As atividades ocorrem durante todo o dia. O dia iniciou com a tradicional cerimônia em homenagem aos ancestrais na Lagoa Encantada dos Negros, às 5h. Às 8h, tem degustação da culinária afro-brasileira no restaurante Kúuku Náana e às 10h acontece a apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas no Espaço Batucajé.

As atividades do dia 20 é fruto da parceria entre a Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a prefeitura União dos Palmares.

Para a secretária de cultura, Mellina Freitas, “o fato da Serra da Barriga ser um símbolo da luta pela liberdade e resistência negra é indiscutível. Mais uma vez levamos para a Serra atividades que conscientizam nossa população, o que desperta o sentimento de pertencimento, fomentando a cultura e o turismo em todo o Estado”.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é atribuído a morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1645, e remete a reflexão sobre diversas questões negras no Brasil.

Confira a programação:

5h – Cerimônia em homenagem aos ancestrais na Lagoa Encantada dos Negros
8h – Degustação da culinária afro-brasileira no Restaurante Kúuku Náana
10h – Apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas no Espaço Batucajé
10h15 – Homenagem a Zumbi dos Palmares
10h30 – Fala das autoridades no Espaço Batucajé
12h – Degustação da culinária afro-brasileira no Restaurante Kúuku Náana
12h10 – 1° SLAM NA SERRA – Espaço Batucajé
13h10 – Apresentação de grupos culturais no Espaço Batucajé

20/11/2019

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo