Confira fatos curiosos na história de CRB e CSA

Títulos, jogadores ilustres, mascote, ídolos: saiba mais sobre os finalistas do Alagoano 2018

 

 

CRB e CSA travam mais uma final do Campeonato Alagoano. Centenários, os maiores rivais do estado guardam fatos curiosos. O GloboEsporte.com separou alguns deles para você. Veja a lista das quatro curiosidades de cada clube. Confira!

 1. Galo e seus títulos

O CRB tem sido, nos últimos anos, a equipe alagoana que mais levantou a taça do estadual. O Galo tem no total 30 títulos estaduais. Nos últimos seis anos, conquistou cinco, e esse ano briga pelo tetra. O clube foi fundado em 1912.

2. Mascote

Um galo de campina foi escolhido como o mascote oficial do clube. A escolha foi por causa da quantidade de pássaros que pousavam no campo da Pajuçara, sendo o mais frequente o galo de campina.

3. Homem gol

Dos ídolos do CRB, Joãozinho Paulista é um dos mais fortes na lembrança do torcedor. Com faro de gol, o ex-jogador balançou as redes adversárias mais de 150 vezes. Só em 1976 foi campeão e artilheiro do Alagoano, com 20 gols em 13 jogos.

Joãozinho Paulista, ídolo do CRB (Foto: Arquivo / Museu dos Esportes)

4. Hino

Você sabia que o hino oficial do CRB foi escrito pelo jornalista e político brasileiro Jayme Altavilla? O hino embalou muitas gerações de regatianos e se mantém vivo nos dias de hoje.

“Ao remo! Pois nosso norte. De glórias traçado está, façamos o peito forte, que a pátria forte será. Argonautas da esperança, vamos bem longe embalar nosso sonho de bonança. Ao mar! Ao mar! Amamos a natureza, o mar verde e o céu de anil. Avante! Pela grandeza de nosso caro Brasil”.

Hino do CRB foi escrito por Jayme Altavilla (Foto: Arquivo/Museu dos Esportes)

 

1. Azulão e seus títulos

Fundado em 1913, o CSA é o clube com maior número de títulos em Alagoas: são 37. Mas, apesar de colecionar em sua prateleira muitas taças, o Centro Sportivo Alagoano amarga um jejum de títulos que já dura dez anos. Este ano a equipe espera afastar a má sorte e levantar a taça de campeão alagoano.

Você sabia que em novembro o Mutange completa 96 anos? A casa do CSA antes era um estádio e abrigava as competições do Azulão. Em 1951, o clube sediou a primeira partida internacional do estado, foi o jogo com o Velez Sársfield. Disputando hoje suas partidas no Rei Pelé, o clube transformou o Mutange em um centro de treinamento.

3. Ilustre

Antes de fazer sucesso nos palcos, o cantor Djavan encantava os torcedores com o seu talento futebolístico. Isso mesmo, na década de 1970, o alagoano era um dos destaques da base do CSA. Djavan nunca escondeu que era azulino, pelo contrário, em entrevistas faz questão de lembrar de suas raízes no Mutange.

4. Scolari

E não foi só Djavan que passou pelo Azulão. Ex-técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari foi jogador e treinador do CSA. O gaúcho foi contratado pelo clube em 1981 e conquistou no Mutange o seu primeiro título como jogador. Felipão era zagueiro, e os seus ex-companheiros dizem que ele era também um grande líder dentro de campo.

Felipão foi jogador do CSA na década de 1980 (Foto: Arquivo/Museu dos Esportes)

Globoesporte 8/4/18

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo