Comissão debate educação inclusiva para alunos com autismo

Cláudio Neves/Portos do Paraná
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Deputados vão discutir implementação de uma cultura inclusiva na escola

A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública nesta sexta-feira (3) para discutir educação inclusiva para alunos com autismo.

O autismo – cujo nome técnico é Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – é caracterizado por uma desordem de desenvolvimento que afeta algumas áreas do cérebro, podendo impactar o comportamento, a capacidade de comunicação e a interação social de um indivíduo.

Os deputados petistas Waldenor Pereira (BA), Paulo Teixeira (SP) e Erika Kokay (DF), que solicitaram a realização do debate, destacam que a inclusão dos estudantes com autismo no ensino regular é um direito garantido por lei, mas ainda persistem “concepções e práticas limitadas e restritivas, principalmente nos aspectos relacionados à socialização e à democratização do ensino”.

“Os desafios para implementação de uma cultura inclusiva no ambiente educacional são diversos, principalmente no que tange aos estudantes com TEA para alcançar o máximo de desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, de acordo com suas características, interesses e necessidades de aprendizagem”, ressaltam os deputados.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, no Brasil, haja 2 milhões de pessoas com autismo.

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto:
– a especialista em Educação Especial na Área da Deficiência Física pela Unesp e em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza Elisabete Salles;
– a psicóloga e membro da Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga) Mariene Martins Maciel; e
– um representante do Ministério da Educação.

O debate será realizado as 14 horas, em local a definir. O público poderá acompanhar o evento ao vivo e enviar perguntas aos participantes por meio do portal e-Democracia.

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