COM PROTOCOLO! ABIH-AL anuncia reabertura dos meios de hospedagem em julho

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) comunicou a reabertura por meio de hospedagens a partir do próximo mês, quando a malha aérea começa a dar sinais de melhora. Atualmente, cerca de 90% dos estabelecimentos estão fechados desde abril.

O ABIH já apresentou aos associados, trade turístico e parceiros do setor público e privado o protocolo de boas práticas e medidas de segurança sanitária que será adotado pela hotelaria para a reabertura dos meios de hospedagem.

A retomada dos meios de hospedagem será conduzida por medidas preventivas à disseminação da Covid-19 e boas práticas de saúde e segurança aplicadas a todos os setores dos empreendimentos, a partir de um protocolo técnico específico para o segmento, desenvolvido pela ABIH Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e Senac.

Com assessoria do especialista em hospitalidade hospitalar Marcelo Boeger, da Associação Mundial de Saúde e Bem-Estar, e coordenação de Simone Scorsato, diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association, o documento é validado também pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Resorts Brasil, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Unedestinos.

De acordo com o presidente da ABIH-AL, André Santos, os procedimentos detalham as especificidades das adequações em cada serviço prestado pelos hotéis, a fim de assegurar o distanciamento social, higiene, sanitização dos ambientes, comunicação contínua entre colaboradores e hóspedes, atendimento emergencial e monitoramento das medidas adotadas. O documento complementa os protocolos do Governo do Estado e da Prefeitura de Maceió.

“O protocolo da hotelaria aprofunda as determinações e práticas recomendadas aos empreendimentos para que possamos receber os turistas com segurança. Do check-in do hóspede ao uso dos ambientes sociais, os meios de hospedagem devem revisar todos os procedimentos internos e adaptar os serviços para atender com excelência às exigências dos órgãos de saúde e do turista pós-pandemia. Para a retomada do setor, um protocolo validado pelas principais entidades representativas do turismo nacional é fundamental para a credibilidade do nosso destino e produto turístico no mercado nacional”, destacou.

Entre as recomendações gerais dispostas no protocolo, estão a disponibilização de álcool 70% nos ambientes dos hotéis, o reforço da higienização dos apartamentos, cozinha, enxoval e áreas sociais, distanciamento de mesas, aferição da temperatura dos hóspedes, sinalização horizontal no piso, controle de acesso aos elevadores, uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual pelos colaboradores, reserva de um espaço destinado ao isolamento de hóspedes com sintomas, entre outras. O documento está disponível para acesso aqui no link.

Previsão de reabertura

A maioria dos 88 hotéis associados à ABIH-AL que continuam fechados planejam reabrir as portas em julho, quando a Azul Linhas Aéreas volta à base em Maceió com voos diários para Recife. Até o momento, menos de 5% dos empreendimentos estão abertos, sendo que pouco mais de 8% destes retomaram ou retomam as atividades já durante este mês. Outra parte dos meios de hospedagem devem voltar a funcionar em agosto, setembro e outubro, período em que as companhias aéreas sinalizam maior retorno das operações.




Botão Voltar ao topo