Com isolamento social, número de acidentes reduz 29,74% em Maceió

Durante o período de distanciamento social obrigatório ocasionado pela pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, com a diminuição da frota de veículos trafegando pela malha viária de Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) registrou uma redução de 29,74% no número de acidentes de trânsito na capital.

A título de comparação, de março a junho de 2020, período em que antecedeu a implantação da fase laranja e a retomada gradual das atividades econômicas em Maceió, 477 acidentes de trânsito foram atendidos pelos agentes da SMTT. Durante o mesmo período de 2019, o órgão registrou 679 sinistros na capital.

Dos atendimentos realizados pela SMTT de março a junho de 2020, 263 ocorrências foram sem vítimas e 214 com vítimas. Já no mesmo período de 2019, os agentes de trânsito da SMTT foram acionados para 497 sinistros sem vítimas e 182 com vítimas.

Apesar da redução do número de acidentes, o assessor técnico de Levantamento de Acidentes de Trânsito e Estatística da SMTT, Carlos Moura, faz um alerta para a necessidade de respeitar as leis de trânsito. “Com as vias da cidade mais livres e sem um grande número de veículos circulando durante a pandemia, percebemos que os acidentes atendidos pelas equipes da SMTT tornaram-se mais graves e mais fatais. Muitos foram ocasionados pelo excesso de velocidade, ingestão de bebida alcoólica e por desrespeito às sinalizações existentes nas vias. Por isso, orientamos e reforçamos o pedido para que todos os condutores continuem atentos e dirijam de forma responsável e segura, para garantir a manutenção da vida”, salientou.

Como acionar a SMTT em caso de acidentes de trânsito

Em casos de acidentes de trânsito na malha viária de Maceió, o cidadão pode ligar para o número 3312-5340 e acionar o apoio das equipes da SMTT, através da Central de Monitoramento, operada no Núcleo de Operações Integradas (NOI). O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção para acionar o apoio das equipes da Superintendência em casos de acidentes de trânsito é por meio do aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, a população poderá, de forma rápida e prática, solicitar a presença das equipes do órgão para situações que necessitem de intervenções para garantir a mobilidade urbana nas vias da cidade. Baixe aqui  o aplicativo.




Botão Voltar ao topo
Fechar