Com boas práticas de combate à Covid-19, AL está entre os 6 destinos mais seguros do país

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, Rafael Brito, os bons números de adesão ao Selo no estado garante uma retomada mais segura e consolidada. “O turismo foi um dos segmentos mais atingidos, em seu conjunto, com a crise da Covid-19. Desde o início buscamos incansavelmente estabelecer protocolos sanitários que permitissem a volta das atividades de forma segura e o reconhecimento desse trabalho é muito importante para nós, que temos uma grande expectativa na retomada econômica e do turismo e na geração de emprego e oportunidade em Alagoas. Estamos em constante diálogo e negociação com companhias aéreas, operadoras de turismo do Brasil e do mundo para que a retomada aqui no estado seja mais rápida, mais consolidada, e que tire, definitivamente, nosso estado desse momento difícil que estamos passando. Com a demanda reprimida por viagens, lazer e diversão, temos certeza que em breve o turismo vai voltar a ter o dinamismo existente antes da pandemia”, ressaltou o secretário

Selo internacional Safe Travels

Além do selo nacional, Alagoas possui também o selo internacional de segurança sanitária Safe Travels, concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC), entidade estrangeira que certifica destinos e empresas do setor que adotam e cumprem os protocolos de higienização e distanciamento físico, contra a proliferação da covid-19, nesta pandemia.

A autenticação do “Safe Travels” é chancelada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e leva em consideração as determinações do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), com colaboração da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e da Associação Internacional de Cruzeiros Marítimos (CLIA) para garantir o alinhamento de todo o setor no mundo.

Os dois selos são concedidos pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) de Alagoas, enquanto embaixadora oficial e gestora do Cadastur em Alagoas, a empreendimentos e destinos turísticos no Estado. Para solicitar o selo do Turismo Responsável, o interessado deve acessar o site turismo.gov.br/seloresponsavel, ler as orientações previstas nos protocolos destinados ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Caso não tenha o Cadastro, basta procurar a Sedetur através do telefone ou WhatsApp (82) 98833-4344 e regularizar a situação cadastral.

Já para a chancela internacional do selo Safe Travels, as prefeituras municipais, empresas vinculadas à atividade turística e guias de turismo deverão estar atentos à portaria Nº 01/2021 publicada pela Sedetur no Diário Oficial do Estado e deverão protocolar a solicitação por meio de processo administrativo na sede da secretaria, anexando o Termo de Responsabilidade que consta nos anexos da publicação. Ao assinar, os interessados manifestam expressamente a ciência e concordância com os Termos e Condições de uso.

As solicitações serão analisadas pela equipe técnica da Superintendência de Turismo da Sedetur, que terá dez dias para analisar a documentação e, em caso de aprovação, enviará ao órgão, empresa ou instituição interessada, via e-mail, o modelo do Selo e publicará a portaria de concessão da chancela do Safe Travels. O selo poderá ser utilizado pelos interessados durante o tempo de vigência do Plano de Retomada de Alagoas ou demais protocolos estabelecidos pelo Governo de Alagoas durante a pandemia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo