Com aulas presenciais há mais de um mês educação de Campo Alegre é exemplo de protocolo sanitário

No dia 03 de Março a educação de Campo Alegre iniciou a volta às aulas presenciais de forma gradual para o ano letivo 2021, um grande desafio para todos envolvidos no contexto educacional, estudantes, professores e as famílias dos estudantes. Inicialmente voltaram as turmas do Ensino Fundamental anos finais, e nas semanas seguintes voltaram às turmas de ensino fundamental anos iniciais.

Para essa volta todas as instituições de ensino foram preparadas para este momento, tanto na sua estrutura física com instalação de pias nas entradas nas escolas, quanto no cuidado com os profissionais, além de implantar dentro de cada instituição, protocolos que regem o novo normal da rotina escolar, mantendo o distanciamento, higienizando os espaços e materiais dos alunos, disponibilizando nas salas de aula dispenser de álcool em gel para a higienização ao entrar e sair da sala, demarcando em sala de aula as carteiras onde os alunos possam sentar, uso obrigatório de máscaras, dentre tantos outros cuidados que o momento exige.

E para marcar o início do ano letivo, a prefeitura municipal distribuiu kits escolares para todos os alunos matriculados na rede pública de ensino, Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

As aulas de forma virtual de certa forma estavam prejudicando os estudantes que não tinham acesso a internet e outras tecnologias, comprometendo a aprendizagem, e com a volta as aulas presenciais também possibilitou a esses estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de melhorar a aprendizagem.

“Precisamos adotar medidas seguras para continuarmos as atividades letivas, precisamos continuar vacinando a população, mas enquanto as doses não chegam para todos vamos adotando medidas seguras para a vida continuar, sem prejudicar o aprendizado de nossos alunos”, destaca o prefeito Nicolas Pereira.

Para reforçar os cuidados nas escolas para cumprimento do protocolo, a Secretaria de Educação realizou o processo de seleção do projeto “Mães que acolhem” onde 100 mães foram selecionadas para atuar nas instituições ajudando nos cuidados.

Desde a volta as aulas o município continua registrando queda no número de contaminações pelo Coronavírus, sem nenhum registro de profissional da educação ou estudante por Covid-19.

Nesse novo formato os alunos frequentam as aulas em dias alternados seguindo um cronograma para que sejam respeitadas as normas de distanciamentos evitando as aglomerações, e nos dias que não vão as escolas fazem atividades em suas casas.

ASCOM CAMPO ALEGRE

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo