Com 802 atendimentos no fim de semana, HGE recomenda cuidados com a proximidade do inverno

O inverno ainda não chegou, mas, já está perceptível a aproximação da estação mais fria do ano. A combinação da chuva com o vento frio é prejudicial à saúde de quem sofre com a rinite alérgica, a asma, a sinusite e outras doenças respiratórias. O que aconteceu com a filha de Waleska Pedro dos Santos, de 22 anos, que precisou dos atendimentos de urgência do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió.

Ela conta que a tosse tem sido mais constante, mesmo se preocupando em proteger a filha das mudanças climáticas. Após outras admissões na unidade de saúde de Paripueira, município onde mãe e filha residem, o quadro clínico apresentou piora no domingo (30), a ponto de ser transferida por ambulância para a maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.

“A minha filha tem dois anos, vai fazer três este mês. Ela não gosta muito de sair de casa, mas, como é muito ‘calorenta’, a deixo com pouca roupa e a cubro mais quando o clima esfria. A transferência aconteceu porque ontem à noite ela apresentou cansaço, então o médico recomendou trazer para o HGE logo. O atendimento foi muito bom! Tanto que já estamos voltando para casa com ela bem melhor, medicada e com a receita médica”, relatou a mãe.

Nesses últimos sábado e domingo, o HGE assistiu 802 pessoas, sendo 271 casos clínicos, 127 acidentes, 16 agressões e três feridos por queimadura. Também notificou 316 altas médicas, 114 internações, 60 transferências e 36 cirurgias. Na Central de Triagem para Covid-19, das 385 pessoas acolhidas, 53 apresentaram perfil para o teste que identificou o contágio da Covid-19 em 28 pessoas.

“As doenças respiratórias são mais frequentes no inverno e, obviamente, podem se confundir com os sintomas da Covid-19. Isso pode causar o aumento na procura por atendimento médico, caso as pessoas não se protejam e não adotem hábitos de prevenção. É importante que todos se agasalhem, não se molhem na chuva, usem máscara, evitem locais com aglomeração de pessoas, higienizem as mãos e sigam com as demais recomendações médicas”, orientou o gerente do HGE, médico Paulo Teixeira.

Conforme relatório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no domingo (30), 90% dos leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25% dos clínicos e 100% dos Intermediários estiveram ocupados com pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Entretanto, é válido recordar que o HGE continua de portas abertas, 24 horas por dia, com todos os seus serviços em atividade.

Sexta-feira – Na sexta-feira (28), o HGE registrou 514 atendimentos (259 no próprio hospital e 255 na Central de Triagem para Covid-19. Foram 199 casos clínicos, 57 acidentes, duas vítimas de agressões e um ferido por queimadura; 201 altas médicas, 50 internações e 29 transferências. E no Ginásio do Sesi, onde está montada a Central de Triagem, das 36 pessoas testadas, nove confirmaram a contaminação com o vírus da Covid-19.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo