Collor anuncia data para pagamento do piso salarial para agentes de saúde e de combate às endemias

Foto: Assessoria

O senador Collor (PTB) anunciou, nesta quinta-feira (7), a data oficial do pagamento do piso salarial para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O parlamentar esteve reunido com a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (CONACS), Ilda Angélica, e o coordenador dos agentes do estado, Jader Albuquerque, e comemorou a vitória da categoria. Os valores para o pagamento caem nas contas das prefeituras até a próxima semana.

De acordo com o senador, que foi o relator da PEC no Senado Federal, o pagamento é uma vitória em conjunto para a categoria, que fez mobilizações importantes em Brasília e teve seu apoio desde sempre. Ao lado de Ilda Angélica e Jader Albuquerque, o parlamentar informou que os pagamentos começam a ser feitos na sexta (8).

“Até amanhã estarão sendo depositados os recursos para o pagamento dos agentes de combate às endemias. Será feito o pagamento retroativo de maio, junho e julho. E, já na próxima semana, estará sendo feito o depósito dos recursos para o pagamento dos agentes comunitários de saúde. Graças ao empenho de todos e de cada um de vocês, a nossa luta foi vitoriosa. As mobilizações foram decisivas para esta vitória”, anunciou o senador Collor.

A portaria que autorizou o repasse de recursos para cumprir com a PEC-120, garantindo o piso salarial destes profissionais, foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no dia 30 de junho, após articulações de Collor junto ao governo Bolsonaro.

Ilda Angélica, presidente da CONACS, valorizou a luta e a vitória conquistada pela categoria. De acordo com Ilda, a atuação de Collor foi determinante para que o novo piso salarial dos agentes de saúde e de combate às endemias fosse colocado em vigor.

“Nós estamos muito felizes ao lado do nosso senador, ele, que orquestrou toda nossa luta e essa nossa conquista. Agora é implementar na base dos municípios e usufruir de tão grande direito. Primeiro, dos agentes de combates às endemias e, posteriormente, dos agentes comunitários de saúde. É luta, vitória. Uma grande parceria com o senador”, comemorou Ilda.

Não é de hoje que Collor luta pelos direitos da categoria. Em 1991, como Presidente da República, criou o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). O senador atuou incansavelmente para que os direitos dos profissionais fossem respeitados. A PEC-120 foi aprovada no último dia 5 de maio, após 11 anos de tramitação dentro do Congresso Nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo