Colégio Tiradentes integra alunos e comunidade através da arte

A rotina do Colégio Tiradentes foi transformada com a realização da Mostra O Elo Literário – idealizada pela professora Agnólia Teixeira. A exposição agregou cores, música e criatividade dentro das ações educativas do projeto Incentivo ao Saber. Através de suas obras, os alunos da 1ª série do ensino médio exercitaram o protagonismo estudantil. As visitações foram abertas ao público nessa terça-feira (29), com a presença de artistas alagoanos, educadores, discentes do Colégio Leonardo Da Vinci e Agnes, além de familiares dos expositores.

Mais de 50 obras, entre pinturas em telas e poemas no estilo haicai (compostos em três versos), compõem a Mostra O Elo Literário. Elas retratam características da arte de rua ou street art, que são intervenções urbanas artísticas com temáticas que contornam desde a política até religião, passando por problemas sociais. “A arte urbana é uma arte que não está atrelada a nenhum padrão estético, sendo considerada uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo”, afirmou a professora de Literatura Agnólia Teixeira.

Para aluna Gleyce Maria, autora da arte “A Bailarina”, o projeto desenvolvido no CPM Maceió permitiu que compartilhasse com os amigos seu amor às artes, mas juntos transmitissem ideia, mensagem ou apenas para criar arte e beleza.

“Nossa escola ficou mais viva e colorida. Mostrar como fizemos nossa obra, receber os comentários do público e explicar nossa arte foi emocionante. Por alguns instantes me senti como uma professora, orientando e cuidando para que o espectador compreendesse e fosse multiplicador da nossa mensagem”, declarou Gleyce.

O diretor-geral do Colégio Tiradentes, tenente-coronel Carlos Azevedo, evidenciou o papel social da Mostra que integra diversas realidades sociais em sua composição.

“Preparamos nossos alunos para ser cidadãos conscientes de seu papel social e, para isso, aliamos a disciplina e hierarquia militar a ações pedagógicas motivadoras. A Mostra articula a experiência escolar com o seu entorno, haja vista a participação da comunidade em geral, especialmente de outras escolas, na realização da atividade e o apoio de todos os integrantes da Família CPM foi o diferencial para o sucesso da proposta”, salientou o oficial.

A Mostra O Elo Literário teve como curadoras a professora Agnólia Teixeira e a capitã Regina Carvalho, e o apoio direto da diretora pedagógica, Salete Omena, da chefe da divisão técnica de ensino, capitã Andréa Ataíde, da articuladora escolar, Ana Cristina, e da coordenadora Andreline Pessoa.

Ascom – 30/05/2018

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo