Claro lidera ranking de reclamação no Procon-AL em 2016

Em seguida vêm Caixa, Tim e TNL (Oi), 32.950 consumidores recorreram aos Procons integrados ao sistema.

A Claro liderou o ranking de empresas que mais geraram reclamações de consumidores no estado de Alagoas em 2016, segundo balanço divulgado pelo Procon de Alagoas, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania. Em seguida vêm a Caixa, Tim e Oi. Em 2015, a empresa de telecomunicações também liderou o ranking.

Os dados fazem parte do Cadastro Estadual de Reclamações Fundamentadas, divulgado anualmente pelo Procon. O ranking lista as empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas – isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos e, portanto, foram transformadas em processos administrativos.

Em 2016, 32.950 consumidores recorreram aos Procons integrados ao sistema, registrando os atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares (CIPs) e reclamações.

Veja a lista das 10 empresas com mais reclamações em 2016:

 1.CLARO S.A.                                                           1297 Atendimentos

 2.CAIXA ECONOMICA FEDERAL                            1253 Atendimentos

3.TIM NORDESTE S/A                                             1150 Atendimentos

4.TNL PCS S/A                                                         1085 Atendimentos

5.TELEMAR NORTE LESTE S/A                               936 Atendimentos

6.NET SERVICOS DE COMUNICACAO S/A                849 Atendimentos

7.SKY BRASIL SERVICOS LTDA                                776 Atendimentos

8.ELETROBRÁS – DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS            773 Atendimentos

9.BANCO ITAUCARD S.A.                                          737 Atendimentos

10.BANCO BRADESCO SA                                           612 Atendimentos

Confira aqui a lista completa no site do Procon.

Por Mario Torres

 

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